fbpx

Jovem Aprendiz Banco da Caixa: Saiba como participar

O programa jovem aprendiz é destinado aos estudantes que buscam por uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho.  O programa funciona em parceria com muitas empresas e instituições.

Sendo assim, o Jovem Aprendiz Banco da Caixa,  disponibiliza oportunidade para jovens trabalharem. São diversas agências bancárias e por isso muitas oportunidades de emprego.

Portanto, se está em busca de uma oportunidade de primeiro emprego, acompanhe o informativo e saiba como participar.

 

Sobre o Banco da Caixa

O Banco da Caixa, é uma instituição financeira administrada pelo governo, tornando-a assim uma empresa pública. Ele emprega cerca de 86.424 funcionários e possui faturamento de R$113,557.

O Banco da Caixa é a empresa  responsável por administrar programas do Governo Federal como o Bolsa Família  e benefícios do trabalhador, como o FGTS e previdência Social, por exemplo.

Portanto, trata-se de uma das instituições de grande porte e possibilita que jovens tenham oportunidade de ingressar no mercado de trabalho através do Jovem Aprendiz Banco da Caixa.

No entanto, o período para abertura de vagas para jovem aprendiz ocorre normalmente no inicio do ano. Sendo assim,  entre os meses de Fevereiro e Junho, abrindo vagas para que jovens de todo o Brasil possam se candidatar.

A ideia principal do programa é qualificar jovens em vulnerabilidade social e econômica para inclusão social, oportunizando vagas de emprego. 

 

Jovem Aprendiz Banco da Caixa
Capacitação Profissional

O Jovem Aprendiz Banco da Caixa receberá treinamento para realizar tarefas bancárias e administrativas [Aprendizagem Prática] e passará também pelo curso de capacitação profissional [Aprendizagem Teórica]

Os temas abordados no curso de capacitação teórico pretende inserir assuntos de formação social, tais como:

  • Cidadania
  • Valores Éticos, Morais e profissionais
  • Direitos do Trabalhador
  • Como o mercado de trabalho funciona
  • Educação Financeira
  • Informática 
  • Diversidade Cultural
  • Linguagem Oral e Escrita

Tanto os jovens quanto as empresas devem estar de acordo com os critérios da  lei de aprendizagem N° 10.097/2000 e decreto federal complementar n°5.598/2005. Isso quer dizer, que o programa é regulamentado por lei e para participar deverão atender seus critérios. Sendo assim:

  • Contratar de 5 a 15% de Jovens Aprendizes em sua equipe;
  • Validar o jovem para o mercado de trabalho, com aprendizagem teórica e prática das tarefas do trabalho e de sua vida social;
  • Contrato CLT – Carteira de trabalho assinada.

 

Jovem Aprendiz Banco da Caixa
Quais os requisitos?

O jovem interessado em participar das oportunidades de emprego através do Jovem Aprendiz do Banco da Caixa, deverá atender aos seguintes requisitos:

  • Ter idade entre 15 a 17 anos completos;
  • A renda familiar ser composta de até 50% do salário mínimo por pessoa;
  • Estar matriculado no 9° ano do ensino fundamental em diante e com boa frequência escolar;
  • Ter uma Carteira de Trabalho;

 

Jovem Aprendiz Banco da Caixa
Quais os Benefícios? 

O jovem Aprendiz Banco da Caixa receberá os seguintes benefícios:

Vale destacar que alguns além destes benefícios, podem ser concedidos de acordo com deposições da empresa. Sendo assim,  fica a disposição da empresa conceder premiações, bonificações, promoções, entre outros.

 

Veja também:  Jovem Aprendiz SENAI: Saiba como funciona e participe

Como participar?

O Banco da Caixa trabalha em parceria com entidades localizadas em diversas regiões. Sendo assim, são elas que efetivam a contratação dos jovens interessados em participar do Jovem Aprendiz Banco da Caixa.

Portanto, para participar será necessário encontrar a entidade que atende na sua região para se candidatar às vagas Jovem Aprendiz Banco da Caixa.

  • Para localizar a entidade na sua região [Clique Aqui] e em seguida selecione a opção de acordo com a sua localização
  • O próximo passo depois de localizar a entidade é se cadastrar no site da empresa parceira da Caixa
  • Procure pelas opções “Cadastre-se” “inscreva-se” 
  • Normalmente o melhor período do ano para participar das oportunidades Jovem Aprendiz Banco da Caixa é no começo do ano> Sendo assim, entre os meses de Fevereiro e Junho. Fique atento!
  • Se possível, faça cadastro outras Entidades Parceiras com o banco. Para que assim suas chances aumentem

 

O que fazer enquanto aguarda retorno da empresa?

Caso não tenha encontrado vagas abertas, não desanime! Efetue seu cadastro mesmo assim, dessa maneira seus dados ficarão registrados no sistema da empresa.

Além disso, ao se inscrever ou se cadastrar poderá receber informativos no seu e-mail e assim, saber mais sobre os programas e oportunidades que forem surgindo.

Outra dica importante! Participe de cursos e eventos voltados a capacitação profissional. Isso pode gerar experiência teórica e também ajudar no processo de busca por uma vaga de emprego.

 

Como é trabalhar no Banco da Caixa?

Uma das maneiras de se preparar para concorrer à vaga de emprego é entender um pouco sobre como a empresa funciona.

Em outras palavras, estudar o perfil da empresa permite que saibamos o que é necessário para fazer parte dela ou também, saber se é o que esta buscando. Mas, como estudar o perfil da empresa?

Uma das formas, é através do site Glassdoor. Trata-se de uma plataforma direcionada a vagas de emprego e além disso, conta com avaliações feitas pelos colaboradores da empresa.

Dessa maneira, é possível encontrar informações sobre como é trabalhar na Caixa. Portanto, confira as informações e prepare-se para as possíveis oportunidades.