fbpx

Jovem Aprendiz CIEE: Saiba como participar

By Portal ideia livre

O programa Jovem Aprendiz em parceria com grandes empresas e instituições oportuniza a inclusão de jovens no mercado de trabalho em todo o Brasil.

Links Patrocinados

Dessa maneira, através do programa o Jovem aprendiz CIEE é mais uma oportunidade de conquistar o primeiro emprego e receber capacitação profissional.

Sendo assim, conheça o programa e saiba como funciona e também como participar.

 

O que é o CIEE?

O CIEEsigla para Centro de Integração Empresa Escola, é uma instituição voltada ao ensino técnico profissionalizante.

Foi instituído no bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo em 1964. Desde então, o CIEE desempenha um importante trabalho envolvendo programas de aprendizagem profissional em parceria com empresa de diversas áreas.

Como o próprio nome sugere, o Centro de integração empresa escola é grande responsável na inclusão de jovens estudantes na vida profissional.  Sendo assim, possibilita que jovens de ensino fundamental, médio e técnico tenham oportunidades de trabalho, e experiência profissional através de estágios e programas de inclusão social.

Atualmente, o CIEE oferece cursos e atividades para capacitação de jovens no mercado de trabalho ministrando cursos que estimulam o aprendizado profissionalizante.

 

Programa Jovem Aprendiz
Como Funciona?

O programa jovem aprendiz funciona com base na Lei de aprendizagem N°10.097/2000  e complementada pelo Decreto Federal 5.598/2005.  Ambos têm a finalidade de assegurar condições de trabalho e direitos para os jovens trabalhadores.

Veja também:  Jovem Aprendiz Telefônica: Vaga de primeiro emprego

Dessa maneira, a lei determina que toda empresa de médio e grande porte disponibilize de 5% até 15% das vagas aos jovens de ensino fundamental e médio que tenha boa frequência escolar.

A programa também estabelece jornada de trabalho/carga horária do jovem aprendiz sendo de 4 e 6 horas diárias, e  durante os 5 dias úteis da semana.

Além disso, jovem aprendiz CIEE deverá receber curso de capacitação profissional e orientação profissionalizante como parte do processo de desenvolvimento profissional. As etapas de aprendizagem são:

Aprendizagem Teórica 

Na Aprendizagem teórica o jovem aprendiz contará com curso de capacitação profissional onde através de temas relacionados a vida do trabalhador e o mercado de trabalho serão incluídos na capacitação.

Aprendizagem Teórica 

Na aprendizagem práticao jovem será acompanhado em suas atividades diárias por um gestor/profissional responsável pela área na qual o mesmo irá desempenhar suas tarefas diárias na empresa.

Links Patrocinados

Isso porque, todo jovem em fase inicial de aprendizagem deverá ser orientado até que desenvolva habilidades profissionais para executar suas tarefas sem supervisão.

 

Jovem Aprendiz CIEE
Quais os requisitos?

Para participar do programa Jovem aprendiz CIEE, será necessário:

  • Estudantes do ensino público, fundamental, ensino médio ou técnico
  • Ter idade mínima de 14 até 24 anos
  • Contratação de jovens acima de 24 anos somente para jovens PCD
  • Possuir documentos tais como: carteira de trabalho, RG e CPF
Veja também:  Jovem Aprendiz Leroy Merlin: Oportunidade de emprego

Saiba mais sobre o programa jovem aprendiz CIEE no site oficial da entidade.

Jovem Aprendiz CIEE
Quais os benefícios?

O Jovem aprendiz CIEE terá benefícios garantidos de acordo com as normas que regem a CLT – Carteira de trabalho. Isso porque, o programa tem base na consolidação das leis do trabalho e por isso o jovem aprendiz CIEE receberá os seguintes benefícios:

 

Como se candidatar às vagas?

É possível efetuar sua candidatura à vaga jovem aprendiz CIEE através do site da instituição. Portanto siga o passo a passo abaixo para se inscrever.

Links Patrocinados
  • Acesse o site Jovem Aprendiz CIEE;
  • Em seguida, na página inicial clique em “Vagas”;
Ideia Livre - Jovem Aprendiz CIEE 1
Ideia Livre – Jovem Aprendiz CIEE corpo 1
  • Posteriormente, em “Vagas” clique em “Consultar Vagas”;
Ideia Livre - Jovem Aprendiz CIEE corpo 2
Ideia Livre – Jovem Aprendiz CIEE corpo 2
  • Agora, será necessário se cadastrar no site CIEE, para ter acesso à área do estudante para fazer o cadastro do seu currículo e poder se candidatar às vagas disponível;
  • Após gerar seu login e senha de acesso no site você terá acesso a todos os processos seletivos que você se cadastrar e poderá acompanhar o andamento do mesmo.

Pronto, após se candidatar para alguma vaga que o CIEE disponibilizar será necessário aguardar o contato da empresa no seu e-mail ou telefone. AH!! E também não perca a oportunidade de nos seguir nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter.

Veja também:  Programa de Estágio Bayer: Saiba como se inscrevrer

Lá postamos diversos conteúdos informativos para você ficar a par de tudo sobre o mercado de trabalho e como ficar atualizado para a competitividade do mesmo.