fbpx

Programa de Aprendizagem Jovem Aprendiz: Saiba como funciona

O Programa de aprendizagem jovem aprendiz tem como objetivo incluir jovens em oportunidades de emprego. Com isso, ele oferece capacitação profissional para jovens de todo o Brasil.

Por isso, se está em busca do seu primeiro emprego o programa de aprendizagem jovem aprendiz é uma ótima oportunidade. Acompanhe o informativo abaixo e saiba mais sobre.

 

Programa de Aprendizagem Jovem Aprendiz
O que é ? 

O programa de aprendizagem jovem aprendiz foi constituído através da lei lei de aprendizagem n°10.097/2000 e posteriormente regulamentado através do Decreto Federal n°5.598/2005.

Trata-se de um programa de incentivo ao desenvolvimento econômico social que visa gerar oportunidades de emprego para jovens de todo o Brasil.

 

Como Funciona?

O programa de aprendizagem funciona em pareceria com instituições de ensino profissionalizante para oferecer o curso de capacitação profissional.

Dessa maneira, participam do programa de aprendizagem jovem aprendiz, escolas e instituições de ensino profissionalizantes como por exemplo, Senai, Senac, e CIEE.

Além disso, empresas de médio e grande porte devem reservar um número equivalente ao número mínimo de 5% até 15% das vagas para atender demandas de vagas que necessitam de formação profissional.

Veja também:  Jovem Aprendiz Carrefour: Oportunidade de emprego

A carga horário de trabalho do jovem aprendiz deve ser de no mínimo 4h e no máximo 6 horas diárias apenas em dias úteis. Além disso, o jovem deverá participar de curso de capacitação profissional que deverá ocorrer durante a jornada de trabalho.

Sendo assim, as vagas para jovem aprendiz demandam formação profissional. Por isso, trata-se do programa de aprendizagem profissional onde além de gerar oportunidades de emprego deve preparar os jovens para o mercado de trabalho através da aprendizagem teórica e pratica.

 

Capacitação Profissional

O método de capacitação profissional, consiste em preparar e desenvolver habilidades profissionais para os jovens sem experiência no mercado de trabalho. Além disso, a formação escolar é parte fundamental para o desenvolvimento profissional dos jovens.

Dessa maneira, os jovens deverão passar por duas etapas de aprendizagem: Aprendizagem teórica e aprendizagem prática.

Programa de Aprendizagem Teórica

Nessa etapa de aprendizagem haverá espaço para os professores ou gestores apresentares temas sociais inteiramente voltados ao mundo do trabalho. Tais como:

  • Interpretação, leitura e comunicação oral
  • Introdução sobre Leis trabalhistas, direitos civis, estatuto da criança e do adolescente, cidadania
  • Segurança Pública com ênfase em jovens e adolescentes
  • Direitos humanos
  • Diversidade cultural

Entre outros, temas direcionados a construção social cidadã do jovem, para torna-lo consciente e preparado para o trabalho coletivo.

Programa de Aprendizagem Prática

Dentro dessa modalidade de aprendizagem o jovem será acompanhado diariamente por um gestor responsável pelo setor da empresa no qual ele irá trabalhar. Sendo assim, no período inicial, será obrigatória a participação do jovem em treinamentos entre outras atividades dentro da empresa.

Veja também:  Jovem Aprendiz Tigre: Saiba como se candidatar à vaga

Isso porque, nessa etapa do processo de desenvolvimento profissional, o jovem terá contato direto com suas atividades diárias. Sendo assim, aprende na prática com a orientação e supervisão do responsável por ele na fase inicial.

 

Programa de Aprendizagem
Quais os requisitos?

Como mencionado anteriormente, o programa de aprendizagem gera oportunidade de emprego e capacitação profissional. No entanto, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Estar devidamente matriculado no ensino fundamental ou médio
  • Jovens que já tenham concluído o ensino médio ou cursando ensino técnico
  • O horário de trabalho não pode interferir no horário da jornada escolar
  • Ter idade de 14 até 24 anos
  • Aos Jovem PCD (Pessoa Com Deficiência) a idade mínima e máxima não se aplica
  • Possuir carteira de trabalho

 

Programa de Aprendizagem
Como se candidatar para vagas de emprego?

Para se inscrever ou participar do programa jovem aprendiz, é muito simples. Basta buscar vagas para jovem aprendiz. Isso porque, muitas empresas contratam através do programa e costumam anunciar as vagas especificando que se trata de vagas para jovem aprendiz.

Caso esteja em busca da sua oportunidade de emprego poderá conferir clicando aqui, diversos informativos para se candidatara as vagas de emprego jovem aprendiz.

No Responses