fbpx

ID Jovem: Descontos em eventos culturais e viagens, saiba mais

ID Jovem ou Identidade Jovem é um tipo de carteirinha/Identidade digital gerada para o jovem estudante, baixa renda e jovens (PCD).

Com o Identidade Jovem é possível ter acesso aos eventos culturais, esportivos e passagens de ônibus. Tudo isso com descontos, meia entrada ou gratuitamente. Quer solicitar seu Id Jovem? Acompanhe o informativo e saiba como participar.

 

Sobre o Id Jovem

O Id Jovem ou Identidade Jovem é um benefício que pode ser concedido aos jovens estudantes como plano de promover inclusão social. Isso porque, com a identidade jovem é possível participar de qualquer evento cultural gratuitamente ou com meia entrada. Além disso, é possível também ter vantagens em viagens interestaduais e muito mais.

Antes de mais nada é importante saber, que existem critérios específicos pautados por lei para se obter o Id Jovem. Isso significa que ele é de direito e garantido para os jovens, portanto dentro desses critérios, jovens poderão ter fácil acesso a cultura e educação.

Por meio do Decreto Nº 8.537, foi normalizado para garantir que estudantes e pessoas com deficiência tivessem acesso a educação e cultura. Isso porque, esse decreto da direito a meia entrada em eventos culturais, viagens interestaduais.

Veja também:  Seguro Desemprego: Saiba como funciona e como solicitar

Consequentemente, estabelece parâmetros para que haja espaço nos meios de comunicação e lazer. Contribuindo assim para desenvolver habilidades intelectuais e experiências que permita o crescimento sociocultural do indivíduo.

Sobretudo, o programa é coordenado para jovens que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Além disso, haverá a necessidade de efetivar registro no cadastro único para programas sociais do governo federal.

 

Como o Id Jovem Funciona?      

O Id Jovem é um tipo de carteirinha/Identidade digital gerada para ter acesso em eventos culturais, esportivos e passagens de ônibus interestaduais. Sobretudo a garantia do benefício é voltada para jovens de baixa renda, estudantes e jovens com deficiência.

Vale ressaltar que o programa é regimentado pelo decreto Nº 8.537 de 05 de outubro de 2015 que determina o direito da meia entrada. Ele também é pautado pela Lei  12.852, de 05 de agosto de 2013 que desenvolve  políticas públicas para a juventude.

Isso significa que através dela, o espaço público e privado reserva condições para a participação do jovem visando seu desenvolvimento. Isso porque, tem como objetivo ampliar o espaço de interação cultural, ampliando o conhecimento

Além disso a Lei da juventude é administrada pelo Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE). Setor responsável por organizar os parâmetros e receber os cadastros. Ele é estabelecido pela lei mencionada acima e faz a articulação entre os Estados, municípios e distritos federal.

Veja também:  Modalidades de Contratação pós Reforma Trabalhista: Saiba mais

 

ID Jovem: Quem pode participar?

Assim como a maioria dos projetos sociais, o Id Jovem é regulamentado e para fazer parte é necessário estar dentro dos dispostos implementados por lei. Logo, para fazer parte do Identidade jovem precisa atender alguns requisitos, tais como:

  • Ter idade mínima de 15 anos e máxima de 29 anos
  • Renda familiar de até dois salários mínimos
  • Ter cadastro para participar dos programas sociais do governo federal – O Cadastro Único – Também conhecido como CadÚnico.

 

Quais os Benefícios ID Jovem?

O Jovem cadastrado no programa social de incentivo a cultura e inclusão social, receberá alguns benefícios em determinadas situações. Como por exemplo:

  • Terá acesso em eventos como: shows, teatro, atrações esportivas, parques, museus, cinema, dentre outras atividades culturais com direito a meia entrada.
  • O programa social reserva 2 assentos gratuitos para viagens interestaduais e também lugares com metade do preço na passagem. Entretanto válidos para, trens, Ônibus e barcos de maneira padronizada.
  • Não paga taxa para realizar provas de concurso público ou prestar vestibular em universidades e institutos federais.

 

Como conseguir a Identidade Jovem?

Para solicitar seu ID Jovem siga o passo a passo abaixo.

Vale ressaltar que no ato da inscrição será solicitada algumas informações. Tais como:

  • Número do NIS – Número de identificação social. Essa informação você só terá após efetuar registro no cadastro Único.
  • Para quem já tem o cadastro único, só poderá solicitar se o cadastro estiver atualizado e com prazo inferior de 24 meses.
  • Foto para registro da identidade.
Veja também:  Auxílio Emergencial 2021: Confira calendário e saiba como consultar

Caso já tenha todas as informações deverá proceder da seguinte maneira:

  • Acesse o site do Id Jovem clicando aqui
  • Em seguida clique em “Emitir Id Jovem”
  • Posteriormente clique em “Gerar Id Jovem”
  • Preencha todos os campos solicitados, e por fim, clique em “gerar id Jovem” novamente.

Vale destacar que também é  possível fazer a solicitação baixando o aplicativo no celular. Basta acessar o Play Store do seu smartphone

Para isso vá até a loja de aplicativos do seu celular e digite ‘ID JOVEM 2,0″ no campo pesquisa e em seguida clique em “instalar”. Mas atenção, o aplicativo oficial no Play Store está registrado pela Secretaria Nacional Da juventude.