fbpx

Cartão Cidadão – Saiba o que é e como solicitar

Não sabe qual a função do cartão cidadão? Como funciona e onde solicitar? Acompanhe o artigo e confira estas e outras informações.

Links Patrocinados

 

O que é o cartão cidadão?

O cartão cidadão é um documento que torna seu acesso aos benefícios dos programas sociais mais ágil. Isso porque, com ele é possível fazer saques, consultas, retirar seus extratos entre outras funções. 

Criado pelo governo federal e distribuído através da caixa, o objetivo é facilitar e organizar melhor os dados de todo cidadão. Por isso, automatizar o serviço é uma das maneiras de reduzir o tempo de espera e diminuir filas no atendimento.

Além disso, com o número do cartão cidadão é possível criar acesso virtual na agência virtual da caixa. 

Dessa maneira, podemos usar os serviços do banco caixa, relacionados aos serviços sociais. Além disso, ter acesso aos pagamentos e andamento das solicitações, reduz algumas etapas do atendimento pessoal.

O programa também ajuda na questão da inclusão digital, onde pretende ampliar plataformas virtuais, como parte do planejamento social.

 

Qual a função do cartão cidadão?

O cartão cidadão é um, mas as funções de utilização desse documento são várias. Vale ressaltar, que sim! ele representa um documento particular e contém o registro no PIS

Ambos representam o número de inscrição social, gerado ao ser contratado como trabalhador formal (CLT) e ao ser incluído em programas administrados pelo governo federal.

Mencionamos acima duas funções relacionadas ao motivo de sua criação. No entanto, ele só é válido acompanhado de outros documentos, ou o acesso só é possível por senha, acompanhado do número de inscrição.

Isso porque, o cartão cidadão é um documento, e não pode ser usado nem cadastrado para que mais de uma pessoa use o mesmo documento. Sendo assim, o cartão cidadão vem com apenas uma identificação contendo um nome e um número. 

O número impresso no cartão é o número do seu PIS ou NIS, que representam seu número de identificação social. Dessa maneira, é possível identificar em qual programa social é beneficiado, ou seja, qual auxilio do governo está cadastrado. Além disso, ele também é um auxiliador para o trabalhador receber benefícios trabalhistas. 

 

Quais os serviços acessados através do cartão cidadão

Como mencionado anteriormente, o cartão ajuda na agilidade de atendimento e principalmente a organização do sistema de auxílio social. Isso porque, os serviços oferecidos ao cidadão devem ser analisados antes de liberados e ajuda a obter dados sobre o crescimento econômico social.

Links Patrocinados

Além disso, trata-se também de um mecanismo de distribuição de renda por meio do governo federal. Sendo assim, qualquer benefício do governo para ser liberado precisa ser analisado. Portanto, cada cadastro feito pelo cadastro único é computado e pode ser acessado pelo beneficiário do cartão. 

Portanto os serviços que podem ser acessados através do cartão cidadão são:

Os serviços que podem ser consultados se estiverem ativos através do cartão do cidadão, pelo número do PIS ou NIS:

  • Aposentadoria para baixa renda
  • Passe livre para pessoas com deficiência
  • Programa minha casa minha vida
  • Isenção de taxas em concursos públicos 
  • Bolsa família
  • Programa Pro jovem adolescente
  • Consultar e receber PIS (abono salarial)

O cartão do cidadão pode ser usado em caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes do banco da caixa. 

 

Quem pode solicitar?

Participantes dos programas de benefícios sociais ou trabalhador formal, ou seja, CLT que precisa receber ou consultar benefícios liberados.

Para solicitar seu cadastramento e receber seu cartão cidadão, é muito simples. Você, pode entrar em contato direto no canal de atendimento da caixa através do número 0800 726 0207, ou nas agências da caixa.

Links Patrocinados
Veja também:  Farmácia Popular do Brasil - Saiba como funciona

Após receber seu cartão do cidadão será necessário desbloquear para ter acesso. Para isso, é necessário gerar sua senha de acesso, comparecendo até uma das agências da caixa ou nos postos da lotérica ou correspondentes. 

Caso haja dúvida sobre o atual horário de atendimento entre em contato no tele atendimento nas agências fique atento às normas e condições de atendimento nas agências.

No Responses