fbpx

Auxílio Emergencial: Saiba como solicitar o benefício

O Auxílio Emergencial, está sendo disponibilizado como recurso financeiro como forma de assistência básica devido ao período de isolamento social e enfrentamento do covid-19.

Links Patrocinados

Dessa maneira, os trabalhadores que ficaram em situação de vulnerabilidade financeira social  poderão solicitar o auxílio emergencial para ajudar durante este momento.

Portanto, acompanhe o informativo e saiba como funciona quem pode solicitar e como fazer para receber.

 

O que é auxílio emergencial?

O auxílio emergencial é um benefício social financeiro disponibilizado pelo Governo Federal. Trata-se de um programa assistencialista proposto como forma de ajuda durante o período de quarentena.

O Objetivo do programa é dar suporte social durante o enfretamento da crise econômica ocasionada pela pandemia.

 

Auxílio emergencial
Como Funciona?

O Benefício financeiro será concedido aos trabalhadores autônomos e desempregados, trabalhadores informais, e Microempreendedores Individuais (MEI). Dessa maneira, serão liberados durante o período de três meses um valor mensal.

Como o benefício é administrado pelo banco da Caixa Econômica Federal, as solicitações deverão ser realizadas através do site do banco. Sendo assim, as pessoas que atenderem aos critérios mencionados acima, poderão solicitar.

Após fazer a solicitação, haverá um período de análise para constatar se o solicitante atende os critérios ou não. Caso esteja de acordo, o auxílio emergencial será liberado e depositado na conta mencionada pelo solicitante ( preferencialmente Banco do Brasil ou Banco da Caixa).

Veja também:  Cartão Cidadão – Saiba o que é e como solicitar

Caso o solicitante não indique nenhum destes bancos para receber, será gerado uma Conta Poupança Social pelo próprio banco da Caixa, onde será realizada transferência mensal.

Vale destacar que os solicitantes que tenham cadastro no Cadastro Único até o dia 20/03, não haverá a necessidade de fazer a solicitação através do site da Caixa.

 

Qual o valor do benefício?

O valor liberado para aos trabalhadores informais, autônomos desempregados e trabalhadores informais será de R$600,00 mensais durante três meses.

Para a família que tenha apenas uma pessoa responsável pelos custos, o valor liberado será de R$ 1.200,00 durante o mesmo período de três meses.

Links Patrocinados

 

Como faço a solicitação?

Para as pessoas que não possuem conta no Banco da Caixa, poderá através do aplicativo caixa TEM receber o benefício que irá abrir uma conta Poupança social para o solicitante receber o benefício.

Além disso, é possível fazer a transferência do valor do auxílio para o banco de sua preferência posteriormente ao recebimento.

O caixa Tem fica disponível para os dispositivo androide e IOS, portanto, é possível fazer o cadastro através do App do Banco da Caixa, através do Caixa TEM.

Vale destacar que, as famílias já cadastrada em programas como o Bolsa Família,  através do Cadastro único, não precisarão fazer a solicitação do auxílio emergencial pelo aplicativo.

 

Como fazer o cadastro para receber? 

A solicitação poderá ser feita através do site do banco da caixa ou através do aplicativo caixa TEM. Portanto, para solicitar o auxílio emergencial será necessário:

Veja também:  Licença Maternidade: Benefício para novas mamães

1° Passo

  • Acesse o site da caixa Clicando aqui
  • Em seguida clique em “realize sua solicitação”
  • Posteriormente siga preenchendo seu cadastro atentamente pois o mesmo irá para análise e dados incorretos podem prejudicar o processo de liberação do benefício.

2°Passo

Links Patrocinados

Após efetuar a sua solicitação e tendo o beneficio liberado, será necessário baixar no celular o aplicativo Caixa Tem. Isso porque é através do mesmo que irá ocorrer as transações bancárias caso não tenha cadastrado o Banco do Brasil Ou da Caixa para receber. Sendo assim:

  • Para baixar o App caixa TEM no celular, basta ir até a “loja de aplicativos” do seu dispositivo e buscar por “caixa TEM” e em seguida “instalar”
  • Após instalar o App, siga as orientações que o próprio aplicativo Caixa Tem indica. Siga preenchendo com seus dados solicitados até concluir o cadastro.

Vale ressaltar que será necessário estar com documentos em mãos para facilitar e agilizar o cadastro. Após aprovado o seu cadastro, acompanhe as datas para a liberação dos pagamentos e maneiras de recebimento no sitre da caixa, ou no próprio aplicativo CAIXA Tem.