fbpx

Jovem Aprendiz Petrobras: Saiba como participar

Você é jovem do ensino fundamental ou médio e está tentando ingressar no mercado de trabalho? Uma das maiores empresas do país, através do jovem aprendiz Petrobrás disponibiliza vagas. A Petrobrás possui programa de recrutamento para jovens em fase de aprendizado.

Por isso, acompanhe o informativo e saiba mais sobre o programa jovem aprendiz, quais os requisitos para participar e também como se inscrever para o programa jovem aprendiz Petrobras. 

 

Jovem Aprendiz Petrobras

Vale ressaltar que, a vaga conta com alguns requisitos de conhecimentos mínimos. Sendo assim, aqui nesse artigo vamos  apresentar tudo o que você precisa para se preparar para a entrevista.

Portanto, leia com bastante atenção tudo e se atente a todos os detalhes chave na hora da seleção. Isso porque, pode ser parte do processo seletivo haver questões a Petrobrás.

Dessa maneira, você deve fazer um estudo prévio para obter o máximo de conhecimento possível, e atentar-se aos detalhes será um diferencial.

Pensando nisso é sempre bom lembrar que essa é uma empresa estatal e Brasileira. Sendo fundamental para o país, e possui uma enorme força na renda e no PIB (sigla para produto interno bruto) e atualmente atua em torno de 25 nações pelo mundo fazendo o transporte de óleo diesel e derivados.

 

Trajetória da empresa Petrobras

A Petrobrás foi fundada no dia 3 de outubro do ano de 1953, tendo hoje uma enorme, importância para mercado e conta com a produção aproximada ou maior que 2 milhões de barris de puro petróleo a cada dia.

Atualmente a empresa também é conhecida pelo escândalo de corrupção apelidada “Lava Jato”. No qual o processo está em andamento até hoje.

Isso porque, é uma empresa que gera lucro e desenvolvimento econômico para o país e até mesmo para o mundo. A empresa é liderada e mantida por empresários, políticos entre outras instituições. No entanto, é peça fundamental para o desenvolvimento do país e permanece operante. 

 

Veja também:  Programa de Estágio Amazon: Saiba como funciona e participe

Jovem Aprendiz Petrobras
Como Funciona o programa? 

As Leis da aprendizagem do jovem garantem de forma prévia, que em empresas com médio e grande porte garantam vagas para jovens. No entanto, as vagas são destinadas para:

  • Jovens com faixa etária de no mínimo 14 anos até 24 anos 

De forma que os mesmos aprendam sobre o mercado de trabalho, os valores da empresa e assim possam desenvolver suas habilidades nos padrões exigidos pela mesma.

Para ingressar na Petrobras, o jovem passará então por uma jornada de duas etapas de aprendizagem. Sendo elas: Aprendizagem teórica e processo de aprendizagem prática. 

 

Aprendizagem Prática 

O jovem inicialmente passará frequentar alguma das unidades da Petrobrás para aprender a exercer as atividades referente a rotina de trabalho. Esse processo tem a intenção de garantir que consiga êxito nas tarefas, e o mesmo ficará sob a supervisão de um responsável pelo setor.

Essa supervisão será feita por um colaborador gestor, que também será o responsável na área, na qual o aprendiz foi designado e contratado.

Além disso, será também função do gestor apresentar o setor e fazer a integração do jovem com o departamento. Assim determinando e esclarecendo suas funções e atividades, além de mostrar o local de trabalho e apresenta-lo aos colegas iniciando e integrando-o no ambiente de trabalho.

Caso o jovem tenha êxito na execução de suas tarefas e se for constatado pelo avaliador que o mesmo obteve sucesso no aprendizado das funções ele será efetivado e fará parte da empresa como CLT.

O programa do jovem aprendiz tem duração de dois anos já a efetivação em regime CLT é fixa e oferece planos de carreira estável para o colaborador. Além disso, dentro do programa o aprendiz terá a carga horaria de 6 horas e irá trabalhar de 3 a 4 dias por semana.

 

Veja também:  Jovem Aprendiz Riachuelo: Saiba como participar

Aprendizagem teórica 

Existe uma instituição de cunho social que possui uma parceria conveniada com a Petrobrás na qual o jovem irá frequentar e caso o mesmo seja aprovado será esclarecido no processo de seleção.

E dentro deste curso de estudos e capacitação que funciona dentro de dois dias semanalmente e funcionam como parte do trabalho não podendo faltar ou ser omisso e caso isso aconteça pode ocorrer descontos e advertências e nesse curso o aprendiz será orientado a algumas regras básicas como:

  • Comportar-se no ambiente do trabalho
  • Funcionamento dos trabalhos de inclusão.
  • Noções financeiras.
  • Curso básico de administração.
  • Como fazer apresentação para o público.
  • Apresentação trabalhos e redigir aulas.
  • Como encontrar-se profissionalmente.

 

Requisitos Jovem Aprendiz Petrobrás

Para participar do Jovem Aprendiz Petrobras será necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Para Trabalhar na área administrativa idade de 15 e 21 anos e 11 meses
  • Para trabalhar na área operacional idade de 17 anos e 9 meses e 21 anos e 9 meses

 

Benefícios Jovem Aprendiz Petrobrás 

 

Jovem Aprendiz Petrobras
Como me candidatar?

O programa Jovem aprendiz Petrobras faz a contratação de jovens para o programa Petrobras jovem aprendiz através de empresas parceiras. Sendo assim, neste caso, não é possível fazer a inscrição através do site ou plataforma eletrônica da empresa.

Veja também:  Jovem Aprendiz Ambev: Saiba como se candidatar

Além disso, cada local e região pode ter processos seletivos distintos. Neste caso, siga o passo a passo a seguir para participar.

1° Passo

  • Entre no site do programa jovem aprendiz Petrobras [clicando aqui]
  • Em seguida desça até encontrar a opção “Instituições participantes do programa”
  • Selecione seu Estado de origem e clique em “Buscar”

2° Passo

  •  Localize a instituição participante do programa jovem aprendiz Petrobras, mais próxima da sua região;
  • Confira o endereço telefone e-mail entre outras alternativas de contato e utilize uma delas para encaminhar seu currículo.

Vale destacar que a maioria das instituições parceiras disponibilizam de Web Sites, telefones, e-mails e endereços, sendo assim, é possível fazer contato com as empresas parceiras de diversas maneiras. Portanto, mantenha-se informado e prepare-se para as oportunidades que surgirão.