fbpx

Cursos Gratuitos Instituto PROA: Saiba como participar

Os Cursos Gratuitos Instituto PROA são cursos profissionalizantes destinados aos jovens baixa renda e que estejam cursando o ensino médio.

Portanto se já está pensando em ingressar no mercado de trabalho saiba como funciona o Instituto PROA e como realizar os cursos. 

 

Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA surgiu em 2007, e está classificado como organização sem fins lucrativos. Foi idealizada por empresários interessados em preparar jovens para sua primeira oportunidade de emprego.

Desde então, a escola desenvolve projetos de preparação para o mercado de trabalho onde através dos cursos gratuitos Instituto PROA são direcionados para vagas de emprego. 

Além disso, a escola tem grandes parceiros que ajudam no desenvolvimento profissional. Tais como, a secretaria da educação e desenvolvimento e o Serviço Nacional de Aprendizagem comercial.

Sendo assim, os cursos gratuitos Instituto PROA são voltados para inserção de jovens no mercado de trabalho. 

Além disso, os projetos são para jovens que estejam na fase final do ensino médio, e trabalha para que o mesmo possa terminar seus estudos e já ingressar em um emprego. 

 

Cursos Gratuitos Instituto PROA
Qualificação Profissional

A fase de aprendizado do Instituto PROA inclui quatro etapas consideradas fundamentais para iniciação no mundo do trabalho. Isto porque, acredita-se que para um bom desempenho profissional é necessário construir conhecimento cultural, técnico e prático. 

Sendo assim, o aluno terá acesso a uma grade pedagógica pensada para desenvolver o jovem a se tornar ativo nas suas decisões profissionais. 

Tais como, escolher carreira e profissão, desenvolver suas habilidades intelectuais e assim poder se sentir mais preparado para seguir com uma profissão. 

 

Duração e Módulos dos Cursos Gratuitos Instituto PROA

Os cursos gratuitos Instituto PROA têm duração de 6 meses e nesse período as etapas de desenvolvimento de aprendizagem são divididas em quatro módulos. Sendo assim:

  1. Tecnologia – Em um mundo onde a tecnologia está presente em praticamente tudo, o aluno terá acesso à laboratórios de informática e salas multimídia. Além disso, o módulo tecnologia é certificado pelo SENAC
  2. Comportamental Para se desenvolver os projetos de vida é necessário reconhecimento de seu potencial, autoestima, autoconhecimento.
  3. Educação cultural –  Educação e desenvolvimento cultural, como maneira de estimular criatividade e enriquecer conhecimentos. 
  4. Prática –  Atividades que simulam situações dentro do mercado de trabalho, para treinamento e preparo. Tais como: Elaboração de projetos em equipe, dinâmicas de entrevista de empregos, visitas a empresas e seus setores.  

Portanto, trata-se dos cursos gratuitos Instituto PROA, visa preparar jovens para o desafio diário e além disso, desenvolver habilidades profissionais. Dessa maneira, que os jovens poderão ter mais autonomia em suas decisões profissionais. 

 

Veja também:  Jovem Aprendiz Lactalis do Brasil: Saiba como se inscrever

Cursos Gratuitos Instituto PROA
Quem Poder Participar?

Os interessados em realizar a inscrição nos cursos gratuitos Instituto PROA, devem saber dos requisitos para participar. Como a escola trabalha com o desenvolvimento e inclusão de jovens o candidato poderá participar se:

  • Estudante regular em escola pública 
  • Ter entre 17 e 20 anos
  • Se for completar 18 anos até o dia 31 de dezembro 2020, poderá se inscrever

Portanto, se estiver de acordo com os requisitos pode seguir o próximo passo fazendo sua inscrição e começar seu curso profissionalizante.

 

Como me inscrever passo a passo:

Os cursos gratuitos Instituto PROA são divididos em dois semestres. Sendo assim, se você não fez a inscrição para o primeiro, poderá antecipar sua inscrição para o segundo semestre. Portanto, para se inscrever siga o passo a passo abaixo e garanta a sua vaga.

  • A inscrição pode ser feita pelo site do Instituto PROA
  • Para ter acesso ao site [clique aqui]
  • Posteriormente, clique em “Seja Aluno PROA”
  • A seguir, desça até encontrar a opção “Pré-Inscrição” Turmas do 1° ou 2° Semestre”
  • E por fim, clique em “Cadastre-se” ou dependendo do período estará escrito “Enter”

Ao clicar em “cadastre-se/Entre” abrirá uma outra página onde será necessário preencher todos os campos solicitados. Desta maneira, é importante preencher tudo corretamente e ter em mãos documentos como, o CPF, RG e e-mail de contato. 

Após concluir sua inscrição é só aguardar as próximas instruções e informativos que chegarão no seu e-mail cadastrado.

Veja também:  Cursos Gratuitos Instituto TIM Tec: Tecnologia e Comunicação

Entretanto, se quiser efetuar outras inscrições e conhecer outras oportunidades de cursos gratuitos direcionados ao ensino profissionalizante, clique aqui, confira.