fbpx

Fit Cultural: Saiba o que é e como funciona

Atualmente o Fit cultural está presente em muitos processos de seleção destinados tanto para vagas efetivas, temporárias ou para estágio profissional.

No entanto, embora seja um método bastante utilizado, ainda restam algumas dúvidas sobre sua funcionalidade.

Dessa maneira, esse informativo pretende abordar esse tema para auxiliar no entendimento sobre a finalidade do Fit Cultural e ajudar a entender como ele funciona no processo seletivo.

 

O que é Fit Cultural?

Fit Cultural ou avaliação cultural comportamental, é um método utilizado pelos profissionais das áreas de recursos humanos e seleção de candidatos, para conhecer o candidato, saber como ele pensa e se expressa.

Em alguns casos, já foram apresentadas problematizações em relação a este método,  onde o mesmo foi interpretado como um teste que procura pessoas com o mesmo perfil da empresa.

No entanto, para as empresas ele é o oposto disso. Isso porque, através deste mecanismo é possível identificar as diversidades para poder trabalhar com elas em setores que correspondam melhor o perfil de cada profissional.

 

Como Funciona?

Entender como funciona este processo é importante, pois é através dele que serão avaliados diversos aspectos do perfil comportamental do profissional X o perfil profissional da empresa, e assim entender se ambos irão se corresponder.

Veja também:  Estágio Profissional: Como funciona e quais os direitos

Isso porque, muitos profissionais não se adequam a cultura da empresa e assim, limita-se o desenvolvimento e a construção da carreira pessoal e desenvolvimento de um setor ou projeto.

Alguns dos fatores importantes que determinam o bom relacionamento entre a empresa e o colaborador são:

  • Detectar se o ambiente de trabalho irá proporcionar bem-estar
  • Se o profissional se sentirá ativo, participante e motivado

Dessa maneira, pode ser aplicado nos programas de estágios profissionais, vagas efetivas, temporárias e até mesmo para participação em projetos e grupos específicos de desenvolvimento de trabalho.

 

Por que as empresas utilizam o Fit Cultural?

As empresas utilizam o fit cultural para filtrar melhor cada perfil profissional, para direcionar o profissional para a  área e atividade que se ajustam mais com o perfil.

Em outras palavras, é um processo para saber qual a maneira que o candidato pensa e age. Por isso a pergunta inicial muitas vezes poderá ser: Quem é você?

 

O que é analisado?

Algumas das percepções que este teste pode apresentar aos entrevistadores são:

  • O jeito que o profissional trabalha
  • Como se desempenha
  • Como interage
  • Como soluciona problemas
  • Como se organiza
  • Nível de comunicação
  • Capacidade de empatia
  • Demonstrar entendimento sobre o que busca e expectativas em relação a carreira

 

Currículo e Fit Cultural
Qual a diferença?

Segundo profissionais da área de seleção, os currículos são documentos importantes e indispensáveis. No entanto, é um documento que apresenta apenas informações consideradas técnicas e não dizem exatamente quem é o candidato e nem como ele pensa.

Veja também:  Jovem Aprendiz Magazine Luiza: Saiba Como Participar

Por isso, para além das informações técnicas de currículo, também são bem vindas informações adicionais, tais como:

  • Apresentações anexada no currículo: A Abordagem profissional utilizada através da comunicação;
  • Contato com a empresa: O e-mail ou contato telefônico que se faz; a maneira que aborda ou se comunica;
  • A disponibilidade e interesse que demonstra ter

No entanto, ainda limita um pouco e não aprofunda o conhecimento sobre aquele candidato e por isso a necessidade de aplicar o fit cultural.

 

Fit Cultural na entrevista pessoal

Na entrevista pessoal serão observados:

  • Pontos de vista do candidato
  • O quanto está antenado com os assuntos diversos ou específicos sobre a área profissional
  • Pelo o que se interessa
  • Quais as atividades de lazer favoritas
  • Como se organiza e equilibra a vida
  • Como desenvolveu ou pretende desenvolver sua carreira

Estes são apenas algumas das observações feitas durante a etapa do comportamental cultural. Contudo, ele pode ser diferente para cada processo e cargo oferecido. Sobretudo, ele irá ajudar no entendimento e comunicação tanto dos candidatos quanto da empresa.

 

Processo seletivo
O que não devo fazer?

Uma das principais dicas dentro deste processo é: não passar informações que não se sustentam ou correspondam de fato com a sua personalidade. Sendo assim, no momento da entrevista de empego, mesmo que nervoso ou ansioso, procure responder com informações que condizem com o seu perfil e com o que espera.

Veja também:  Programa de Estágio IEL - Saiba como participar

Isso pode ser identificado pelo profissional que está fazendo o contato e pode atrapalhar o desempenho da entrevista. Por isso, se achar que não tem o perfil para trabalhar em determinada empresa, tudo bem! Existem muitas empresas e com certeza haverá uma que se relacione bem com o seu trabalho.

Por isso, mesmo que não conquiste aquela vaga que estava almejando, não desanime! Continue fazendo seus contatos profissionais entendendo e estudando o perfil de cada empresa observando se seu perfil corresponde ou não.