Possuí filho e precisa de um lugar para deixa-lo enquanto trabalha? Conheça o benefício do Auxílio Creche.
Todos conhecem o benefício, porém muitas dúvidas surgem sobre como ele funciona principalmente para novas mamãe e papai.
Sendo assim, iremos te explicar como ele funciona.
O que é o auxílio creche?
O auxílio creche é um benefício de empresas privadas para funcionários que possuem filhos. Nem todas as empresas e vagas concedem esse tipo de benefício, porém poderá ser disponibilizados.
O benefício deve ser oferecido para qualquer empresa que tenha ao menos 30 mulheres contratadas, maiores de 16 anos e que tenham dependentes.
Em alguns casos a empresa não terá o benefício, porém, a mãe deverá receber uma reembolso do valor gasto com creche do filho.
Sendo assim o auxílio creche é um benefício obrigatório para que mães possam trabalhar uma empresa enquanto seus filhos de 0 a 6 anos de idade estão sendo cuidados por uma creche.
Como funciona o benefício?
Ele poderá ter algumas variedades, onde funcionaram da seguinte maneira:
- A mãe contrata uma creche e todos os meses irá informar a empresa sobre o valor que necessita para a creche (o valor do auxilio poderá ser parcial ou total).
- Empresas com o benefício irão oferecer uma creche ou espaço para a mãe deixar o seu filho para trabalhar.
- Algumas empresas possuem espaços próprios de creche para que mães deixem seus filhos enquanto trabalha.
- A empresa poderá estipular um valor X mensal onde a mãe deverá encontrar a creche que deseja para seu filho.
O auxílio creche poderá ser concedido para mães com filhos até os 6 anos de idade.
Além disso, o valor do benefício não poderá diminuir o valor da remuneração do funcionário, ele deverá ser um adicional.
Como solicitar o benefício?
Será necessário fazer uma solicitação no RH da empresa, para que eles possam solicitar todas as informações para o benefício.
Será necessário levar:
- Certidão de nascimento do filho.
- Horário de permanência na creche.
- Valor da mensalidade de uma creche com CNPJ e telefone da mesma.
- No caso de crianças adotadas, o documento que oficializa a adoção.
O auxílio creche poderá ser concedido tanto para homens quanto para mulheres, mas onde somente um dos pais poderá recebe-lo.
Além disso se a empresa não oferecer o benefício a mãe poderá utilizar o benefício para pagar uma babá ao invés de uma creche.
Ainda mais a empresa deverá pagar o benefício, se dentro dos requisitos, onde o não pagamento poderá gerar multa que deverá ser pago ao beneficiado.
Não perca a oportunidade de nos seguir nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter. Lá postamos diversos conteúdos informativos para você ficar a par de tudo sobre o mercado de trabalho e como ficar atualizado sobre suas regras.