A previdência privada é uma alternativa de garantir a aposentadoria e até mesmo um investimento complementar a longo prazo.
Por isso, muitas pessoas que começam a pensar em garantir um fundo optam por essa alternativa, como modalidade de investimento.
Portanto, se está em busca de maneiras de investimento a longo prazo, ou de aposentadoria entre outras finalidades, acompanhe o artigo e saiba mais sobre previdência privada.
O que é previdência privada?
A previdência privada ou também conhecida como fundo complementar, é a maneira de planejar a aposentadoria mediante a contratação de plano de investimento.
Sendo assim, é uma opção de investimento pensado no futuro, seja pensando em se aposentar, ou de adquirir algum bem ou serviço. Isso porque, a previdência privada é produto financeiro que funciona como poupança
A vantagem da previdência privada é poder optar pelo plano de acordo com a necessidade e condição que achar mais apropriada. Além disso, também é pensada como um adicional (fundo complementar) ou uma maneira de substituir a previdência social do governo.
Como funciona?
A previdência particular funciona como uma espécie de investimento a longo prazo onde se paga uma quantia mensal por um tempo determinado. Em outras palavras, ela funciona através da contratação de um plano e é paga em parcelas.
Pode-se dizer que a previdência particular funciona como uma espécie de poupança onde o valor investido pode render com o tempo. Dessa maneira, essa modalidade particular de investimento, não é só direcionada para aposentadoria.
Isso porque, algumas pessoas optam por pagar uma previdência como maneira de juntar dinheiro por um tempo visando o rendimento do mesmo.
Por isso, mesmo que não comece a pagar com intenção de se aposentar, de qualquer maneira valerá a pena o investimento.
Motivos para contratar um plano de previdência
Além de um dos motivos principais, que é o de poder se aposentar, a previdência privada pode ser pensada com outros objetivos também.
Tanto é, que uma das orientações principais antes de escolher o plano de investimento é saber qual o objetivo desse investimento. Além disso, ter em mente o fundo de previdência é algo que funciona a longo prazo.
Portanto ao definir o objetivo, será necessário considerar alguns fatores antes de começar a investir, tais como:
- Segurança – Não apresenta riscos de perda do investimento;
- Qual a rentabilidade – Quanto irá render ao mês/ano;
- Tributos e taxas;
- Liquidez – Facilidade de conversão do ativo sem perda do valor;
- Envolvimento – Quanto tempo deverá se dedicar analisando e observando o seu investimento;
Sobretudo, um dos principais objetivos é investir na construção de patrimônio através da rentabilidade do investimento a longo prazo.
Sendo assim, trata-se de um investimento que requer parte do seu capital para proporcionar um fundo a longo prazo, e por isso, deve ser estudado com calma e de acordo com cada necessidade pessoal.
Portanto, antes de contratar é necessário que haja um planejamento financeiro com base nos ganhos atuais. Além disso, estudar as condições mensais, ou seja, quanto poderá investir, a liquidez, rentabilidade etc.
Onde solicitar informação sobre previdência privada?
O setor responsável pela gestão dos seguros privados pode ajudar em muitas questões relacionadas a previdência particular. Para isso, o Susep – Superintendência de Seguros Privados disponibiliza muitos serviços.
Sobretudo, trata-se do departamento responsável por fiscalizar o mercado de seguros, previdência privada aberta, capitalização entre outros.
Dessa maneira, mantém um banco de dados que possibilita consultar:
- Empresas autorizadas;
- Corretores cadastrados;
- Planos e produtos;
Portanto acesse os portais de fiscalização sobre o que se referem os temas sobre previdência privada e saiba todas as informações que irão contribuir com a decisão de investimento na previdência privada.
Tendo isto em mente, é possível investir com mais segurança e autonomia na escolha da empresa ou plano de previdência privada que irá aplicar seu dinheiro.