fbpx

Previdência Privada: Saiba como funciona

A previdência privada é uma alternativa de garantir a aposentadoria e até mesmo um investimento complementar a longo prazo.

Por isso, muitas pessoas que começam a pensar em garantir um fundo optam por essa alternativa, como modalidade de investimento.

Portanto, se está em busca de maneiras de  investimento a longo prazo, ou de aposentadoria entre outras finalidades, acompanhe o artigo e saiba mais sobre previdência privada.

 

O que é previdência privada?

A previdência privada ou também conhecida como fundo complementar, é a maneira de planejar a aposentadoria mediante a contratação de plano de investimento.

Sendo assim, é uma opção de  investimento pensado no futuro, seja pensando em se aposentar, ou de adquirir algum bem ou serviço. Isso porque, a previdência privada é produto financeiro que funciona como poupança

A vantagem da previdência privada é poder optar pelo plano de acordo com a necessidade e condição que achar mais apropriada. Além disso, também é pensada como um adicional (fundo complementar) ou uma maneira de substituir a previdência social do governo. 

 

Como funciona?

A previdência particular funciona como uma espécie de investimento a longo prazo onde se paga uma quantia mensal por um tempo determinado. Em outras palavras, ela funciona através da contratação de um plano e é paga em parcelas.

Pode-se dizer que a previdência particular funciona como uma espécie de poupança onde o valor investido pode render com o tempo. Dessa maneira, essa modalidade particular de investimento, não é só direcionada para aposentadoria.

Isso porque, algumas pessoas optam por pagar uma previdência como maneira de juntar dinheiro por um tempo visando o rendimento do mesmo.

Por isso, mesmo que não comece a pagar com intenção de se aposentar, de qualquer maneira valerá a pena o investimento. 

 

Motivos para contratar um plano de previdência

Além de um dos motivos principais, que é o de poder se aposentar, a previdência privada pode ser pensada com outros objetivos também.

Tanto é, que uma das orientações principais antes de escolher o plano de investimento é saber qual o objetivo desse investimento. Além disso, ter em mente o fundo de previdência é algo que funciona a longo prazo.

Portanto ao definir o objetivo, será necessário considerar alguns fatores antes de começar a investir, tais como:

  • Segurança –  Não apresenta riscos de perda do investimento;
  • Qual a rentabilidade – Quanto irá render ao mês/ano;
  • Tributos e taxas;
  • Liquidez – Facilidade de conversão do ativo sem perda do valor;
  • Envolvimento – Quanto tempo deverá se dedicar analisando e observando o seu investimento;

Sobretudo, um dos principais objetivos é investir na construção de patrimônio através da rentabilidade do investimento a longo prazo.

Sendo assim, trata-se de um investimento que requer parte do seu capital para proporcionar um fundo a longo prazo, e por isso, deve ser estudado com calma e de acordo com cada necessidade pessoal.

Portanto, antes de contratar é necessário que haja um planejamento financeiro com base nos ganhos atuais. Além disso, estudar as condições mensais, ou seja, quanto poderá investir, a liquidez, rentabilidade etc.

 

Onde solicitar informação sobre previdência privada?

O setor responsável pela gestão dos seguros privados pode ajudar em muitas questões relacionadas a previdência particular. Para isso, o Susep – Superintendência de Seguros Privados disponibiliza muitos serviços.

Sobretudo, trata-se do departamento responsável por fiscalizar o mercado de seguros, previdência privada aberta, capitalização entre outros.

Dessa maneira, mantém um banco de dados que possibilita consultar:

  • Empresas autorizadas;
  • Corretores cadastrados;
  • Planos e produtos;

Portanto acesse os portais de fiscalização sobre o que se referem os temas sobre previdência privada e saiba todas as informações que irão contribuir com a decisão de investimento na previdência privada.

Tendo isto em mente, é possível investir com mais segurança e autonomia na escolha da empresa ou plano de previdência privada que irá aplicar seu dinheiro.

Veja também:  ID Jovem: Descontos em eventos culturais e viagens, saiba mais

No Responses

  1. Pingback: Jovem Aprendiz Ambev - Ideia Livre 15 março, 2021