fbpx

Jovem Aprendiz Sesc: Saiba como participar

Você sabia que o Programa Jovem Aprendiz em parceria com muitas empresas de médio e grande porte possibilita a inclusão de jovem em oportunidades de emprego?

Links Patrocinados

Dessa maneira, através do Jovem Aprendiz Sesc é possível encontrar oportunidade e assim, ingressar no mercado de trabalho para desenvolvimento habilidades profissionais.

Por isso, acompanhe o informativo e saiba mais sobre o Sesc, como funciona o programa Jovem Aprendiz e também como poderá participar.

 

O que é o Sesc?

Atualmente o Sesc é reconhecido por proporcionar lazer e desenvolvimento cultural e social. No entanto, o Sesc tem uma longa trajetória; o mesmo se estabeleceu na década de 40 e sua sigla quer dizer – Serviço Social do Comércio.

Pioneiro em ações sociais, teve sua primeira Fundação no Rio de Janeiro através da Confederação Nacional do Comercio de Bens e Turismo – CNC. Nessa mesma década, a tuberculose afetava parte da população e o Sesc desempenhou papel importante para o tratamento através de núcleos de saúde pública.

Dessa maneira, primeira unidade, contou com serviço assistencialistas no tratamento da tuberculose, assistência infantil e maternidade. Posteriormente, na década de 50, amplia-se e inaugura as redes designadas ao lazer cultura e educação.

Além disso, estruturou espaço para alimentação, bibliotecas móveis e fixas, espaço de recreação para a família e trabalho social com idosos, odontologia e programa de combate a desnutrição infantil.

Atualmente o Sesc conta com cerca de 500 unidades fixas e móveis e mantém-se inovando e atendendo demandas social com o objetivo de contribuir com melhorias na educação saúde cultura e lazer. Portanto, o Sesc é espaço de desenvolvimento.

Veja também:  Jovem Aprendiz Poupafarma: Saiba como se candidatar

 

Programa Jovem Aprendiz Sesc
Como Funciona o Programa?

O programa Jovem Aprendiz tem como objetivo oportunizar vagas de emprego e capacitação profissional para jovens do ensino fundamental e médio. O programa é amparado pele lei de aprendizagem n°10.097/2000 e foi complementada em 2005 através do decreto federal n°5.598/2005.

O programa funciona em parceria com empresas de médio e grande porte onde através disto disponibilizam de 5% até 15% das vagas aos jovens participantes do programa.

O programa também estipula que o jovem trabalhe de 4 até 6 horas diárias durante 5 dias da semana. Além disso, participará de preparação para o mercado de trabalho através de duas etapas: Aprendizagem Teórica e prática para desenvolvimento de habilidades profissionais.

 

Programa Jovem Aprendiz Sesc
Aprendizagem Teórica e Prática

A etapa de aprendizagem prática e teórica tem relação com o desenvolvimento do jovem com sua rotina de trabalho e capacitação profissional. Isso porque, através destas etapas o jovem participara de atividades na pratica e teórica.

Links Patrocinados

Isso quer dizer que, ao fazer parte do programa receberá cursos de orientação profissionalizante e também acompanhamento em suas atividades na empresa.

Aprendizagem Teórica

Aprendizagem teórica será desenvolvida através de uma instituição de ensino parceira do programa, onde será encaminhado pelo menos uma vez por semana receber o curso teórico. Essa etapa serve para formação social e profissional e abordará os seguintes temas:

  • Inclusão Digital para utilização da mesma como ferramenta de trabalho e profissional
  • Comunicação verbal e escrita
  • Mercado de trabalho, carreira e profissão
  • Cidadania
  • Direitos Humanos, Diversidade Cultural
  • Educação financeira
  • Cálculos analises e raciocínio logico
  • Estatuto da Criança e do adolescente – ECA
  • Direitos trabalhista
Veja também:  Jovem Aprendiz Banco da Caixa: Saiba como participar

Aprendizagem Prática

Já na aprendizagem prática, como o próprio nome sugere, o jovem aprenderá na prática. No entanto, será orientado por um profissional ou gestar responsável da empresa pela área que o mesmo irá desenvolver suas tarefas.

Isso porque, o programa prioriza a inclusão de jovens em fase de aprendizagem e sem experiência no mercado de trabalho. E por isso, receberá acompanhamento dos profissionais.

 

Jovem Aprendiz Sesc
Requisitos para participar

Para participar do programa Jovem Aprendiz Sesc será necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ter idade mínima de 14 até 24 anos
  • Para Jovens PCD (Sigla para Pessoa Com Deficiência) a regra de idade não se aplica
  • Estar devidamente matriculado no ensino público
  • Ter boa frequência escolar

 

Jovem Aprendiz Sesc
Quais os Benefícios?

O jovem aprendiz Sesc contará com os seguintes benefícios:

 

Jovem Aprendiz Sesc
Como me candidatar à vaga?

Para se candidatar para o jovem aprendiz Sesc, siga o passo a passo abaixo:

Links Patrocinados
  • Acesse a área do candidato Sesc [clicando aqui]
  • Posteriormente clique em “site.vagas.com.br/Sesc”
  • Posteriormente clique em “Deixe seu currículo

O Sesc realiza seus processos seletivos através da plataforma do vagas.com. Por isso, para se candidatar às vagas jovem aprendiz Sesc será necessário efetivar o cadastro na plataforma vagas.com.

Veja também:  Jovem Aprendiz Assaí: Saiba como participar

Caso não tenha vaga jovem aprendiz disponível na sua região não desanime! cadastre seu currículo mesmo assim dessa maneira quando houver novas oportunidade a empresa poderá fazer contato.