fbpx

Concursos Públicos: Saiba como funciona e prepara-se

Uma das preocupações iniciais ao se inscrever para participar de um concurso público está em conseguir uma boa classificação e consequentemente passar na prova.

No entanto, há muitas questões sobre os concursos públicos que devemos nos atentar para contribuir no processo de preparação.

Isso porque, o processo de preparação inclui muitas informações a respeito do concurso e saber como funcionam também é parte importante para elaboração do processo.

Dessa maneira, o planejamento pode incluir questões que vão desde planejar o tempo necessário para se dedicar, até quais os recursos que serão necessários para isso.

Sobretudo, para alcançar o cargo desejado será indispensável o planejamento e organização dentro deste processo. Portanto, acompanhe o artigo e saiba como funcionam os concursos públicos e algumas dicas de como estudar.

 

Concursos Públicos

Os concursos públicos são processos seletivos concorridos para vagas de emprego. No entanto, destinadas aos cargos para instituições públicas, tais como, tribunais, bancos, escolas, hospitais, receita federal, entre outros.

Dentre todos os departamentos do governo federal e municipal há uma variedade de cargos e áreas, permitindo incluir cargos de todos os níveis de escolaridade.

Sendo assim, dentro das instituições públicas há desde cargos que exigem ensino fundamental e médio, até ensino técnico e superior.

Dessa maneira ao se candidatar para concorrer a uma vaga através dos concursos públicos é necessário ter em mente os requisitos que o mesma apresenta antes de participar.

Além disso, atualmente os critérios relacionados aos concursos públicos tem base no Decreto 9.739/19 onde estão estabelecida todas as condições legais para sua execução.

 

Provas de concursos públicos

As provas de concursos públicos são preparadas por uma banca organizadora de empresa/instituição responsável. Normalmente, são especializadas na produção de conteúdo e organização do concurso.

Sendo assim, saber qual instituição está preparando o concurso público que irá participar é um dos passos essenciais para se preparar.

Portanto, reconhecer os critérios para participar é fundamental para o processo de preparação. No entanto, não há muita dificuldade em obter estas informações.

Isso porque, todo concurso público deve disponibilizar o edital da prova contendo todo regulamento, relacionado ao concurso.

Sendo assim o edital dos concursos públicos devem conter:

  • Qual a banca organizadora – instituição/empresa responsável.
  • Para qual setor público está atribuído.
  • Cargo ou emprego público.
  • Data inicial e final para os candidatos se inscreverem.
  • Data e local da realização da prova.
  • Critérios e requisitos para participar.
  • Critérios de avaliação.
  • Conteúdo programático das provas.
  • Número de vagas.
  • Data para ingresso nas atividades profissionais.
  • Remuneração e benefícios.

Vale destacar que estas são apenas algumas das observações necessárias que faz parte do processo de preparação, e por isso ajudam na organização e planejamento dos estudos.

Portanto, será necessário ler o edital da prova para conferir detalhadamente os requisitos necessários, condições para participar, remuneração, benefícios, entre outros.

 

Veja também:  Concurso Público Prefeitura de Santo André: Saiba mais

Como estudar para os concursos públicos?

Após compreender como o concurso público será organizado, quais os critérios, e disposições sobre o setor público e a vaga, será necessário o planejamento para os estudos.

Dessa maneira, no próprio edital do concurso constará instruções prévias sobre o que irá ser abordado na prova. Sendo assim, a partir desta apresentação prévia do edital será possível então começar o planejamento a maneira que irá estudar.

Para isso, existem alguns sites dedicados a concursos que podem proporcionar melhor direcionamento através de um conteúdo mais específico. Além disso, há apostilas, exercícios, simulados, vídeo aulas entre outros materiais de estudo.

Portanto, utilizar essas plataformas especializadas é uma boa alternativa, pois a maioria dos cursos são online e podem ser realizados no melhor horário e disponibilidade. Listamos abaixo algumas das plataformas especializadas em concursos públicos para auxiliar seus estudos.

 

Plataformas de estudos direcionadas aos concursos públicos

Segue abaixo algumas sugestões de plataformas dedicadas aos concursos públicos:

 

Folha Dirigida

Disponibiliza editais e informações sobre períodos de inscrições para concursos, e também conta com material de estudos para concursos. No campo descrito como “preparação” no menu superior é possível encontrar conteúdos direcionado para cada setor e vaga, tais como:

Ideia Livre concursos publicos corpo 1

  • Apostilas digitais.
  • Planilhas de estudos.
  • Artigos dirigidos.
  • Cadernos de testes.
  • Questões e provas para download.

Para conferir todo o conteúdo, Folha Dirigida clique aqui.

 

Veja também:  Concurso Público SAAE: Saneamento Ambiental de Atibaia

Gran Cursos Online

Neste site também é possível encontrar bastante material direcionado aos mais variados concursos públicos. Além disso, trata-se de uma plataforma totalmente direcionada aos principais concursos públicos.

Sendo assim, oferece maior variedade de material e muitos são gratuitos. Portanto, é possível encontrar:

  • Simulados e questões além de provas comentadas pelos preparadores.
  • Cursos gratuitos.
  • Aulas grátis e palestras.
  • Acesso a um banco de dados com mais de 3000 questões de concursos escolhidas por especialistas.
  • Áudio aulas disponíveis para download.

Para conferir todo conteúdo disponível do Gran cursos online clique aqui.

 

Estratégia Concursos

Outro considerado um dos maiores sites de preparação em concursos de todo o país. Dizem ser o mais reconhecido, renomado e recomendado entre os “concurseiros”.

Ele conta com professores qualificados e material de primeira. A plataforma oferece:

  • Aulas Ao Vivo.
  • Vídeo aulas.
  • Cursos extensivos.
  • Simuladores online.
  • Acompanhamento de desenvolvimento.
  • Aulas de reforço.

Para conferir o conteúdo completo do estratégia concursos clique aqui.

 

Considerações Finais

Por fim, vale ressaltar que assim como estas ferramentas também existem outras maneiras de separar seu material de estudos.

No entanto, uma boa dica é organizar e planejar os passos que irá seguir até a data da prova, separando os temas relacionados pela a prova que irá se candidatar. Portanto, reserve tempo e um bom material para aumentar as suas chances de passar na prova. 

E lembre-se sempre, para ir bem em um concurso o estudo tem que começar desde a sua inscrição, pois eles são bastante disputados e difíceis.