fbpx

Banca Organizadora de Concurso Público: Saiba mais

Conhecer a banca que irá organizar o concurso público, é uma das dicas para quem está pensando em se candidatar e participar de concurso público. Isso porque, a banca organizadora se encarrega em disponibilizar recursos para a realização do concurso público. 

Links Patrocinados

E por isso, a importância de saber qual será a banca organizadora, ou seja, qual é a instituição/empresa que irá se responsabilizar pelo concurso público ou avaliações que irá participar.

Portanto, se está inscrito ou pensa em participar de concursos público , acompanhe e conheça um pouco mais sobre como funciona a banca organizadora. 

 

O que é banca organizadora?

A banca organizadora é o departamento responsável por grande parte dos processos seletivos para concursos públicos.

Dessa maneira, a banca organizadora deve ser composta por profissionais especializados nos temas e técnicas que serão aplicados. Em outras palavras, é a banca que dispõe de recursos para realização de concursos.

Além disso, ela também define como será formulada a prova do concurso, e por isso, conhecer a banca ajuda organizar melhor o conteúdo para estudar. 

No entanto, existem mais de uma banca e cada uma pode apresentar um perfil diferente. Entretanto, a fundação ou instituição responsável, deve corresponder às condições gerais estabelecidas no Decreto n°9739 sobre os concursos públicos.

Portanto, saber inicialmente qual o padrão, exigências e nível de dificuldade da banca, evitará surpresas no dia de realizar a avaliação.

Veja também:  Concurso Público Prefeitura de Santo André: Saiba mais

 

Passo inicial da banca organizadora

O passo inicial da banca após a aprovação do concurso público, é elaborar a avaliação com base no que a entidade correspondente do concurso público precisa. Dessa maneira, o processo de preparação inicial será:

  • Compreender o perfil do candidato requerido pela entidade do concurso público: Idade, nível de escolaridade, especialização profissional, entre outras)
  • Testar conhecimento e habilidades do candidato: Avaliação preparada de acordo com o nível de escolaridade e cargo concorrido, para demonstrar o quanto o candidato está preparado para executar as atividades exigidos para a vaga.

Sendo assim, é parte da construção inicial da elaboração da prova, avaliar o candidato de acordo com o perfil e nota final da prova.  Em seguida, essas condições iniciais devem constar no edital do concurso.

 

Atribuições da banca organizadora

Como mencionado acima, cada banca pode apresentar um perfil próprio, no entanto as atribuições de uma banca será basicamente:  

  • Apresentar informações relacionadas às etapas da prova – Bibliografia, recursos para provas e demais tipos de avaliações;
  • Critérios para admissão e de eliminação;
  • Pontuação relativa às questões discursivas e objetivas da prova;
  • Apresentar motivos que acarretam na perda de pontos; 
  • Definir o número de questões discursivas, espaço em linhas para a resposta e qual será a pontuação da mesma;
  • Responsabilidade ao que se refere ao sigilo de informações e divulgações das provas;  
  • Define o nível de dificuldade da prova de acordo com escolaridade exigida e cargo concorrido;
  • Fórmula/cálculo para a apuração das notas , ou seja, critérios para as notas finais;
  • Define que tipo de objeto, material ou instrumentos serão permitidos no dia da prova;
  • Avalia a conduta social e ética do candidato para a aptidão ou cargo concorrido; 

Vale destacar, que é trabalho da banca estabelecer os regulamentos de maneira clara e objetiva e todas as menções acima deve estar previamente descritas no edital. 

Links Patrocinados

Dessa maneira, é função da banca gerar informações esclarecedoras para que o candidato tenha ciência e assim, possa se preparar.

Portanto, a banca organizadora tem grande responsabilidade não só na execução e apuração das avaliações mas também na comunicação com o candidato. 

 

Veja também:  Jovem Aprendiz Imovelweb: Saiba como participar

Como conhecer o perfil da banca organizadora?

Algumas das maneiras de conhecer o perfil da banca organizadora é através da maneira que a mesma executa as provas. Sendo assim:

Conhecer o estilo de avaliação das questões:

O estilos das questões ajudam a descobrir qual o tipo de questões o candidato irá lidar. Sabendo isso a dica é praticar estudando avaliações relacionadas a bancada organizadora responsável.

Links Patrocinados

Dentre os tipos de estilo das avaliações entre as bancas organizadoras são:

  • Questões para assinalar qual alternativa está correta ou qual alternativa está errada;
  • Questões compostas com textos longos para avaliar a interpretação de texto e gramática do candidato;
  • Avaliações compostas por questões bem distribuído, ou seja: Conteúdo do edital mais alinhado no edital e por isso, proporciona melhor direcionamento nos estudos e pesquisas;
  • Questões complexas que incluem conhecimento sobre leis;

Com isso, será possível medir o nível de dificuldade da banca organizadora e assim, poder criar recursos para se preparar. Portanto, é essencial pesquisar sobre a banca realizadora da prova e com isso, praticar seus estudos de acordo com o padrão que a mesma trabalha.