fbpx

Soft Skills: O que é e por que é importante?

By Portal ideia livre

Desenvolver carreira quer dizer, ser um bom profissional,  e ter uma boa Soft Skills pode ajudar a atingir seus objetivos além de desenvolver habilidades socioemocionais. Acompanhe o informativo abaixo e saiba o que é, porque é importante e também como desenvolver.

Links Patrocinados

 

O que é Soft Skills?

O Soft Skill é uma metodologia usada para identificar habilidades interpessoais ou qualidades de sua personalidade  que indiquem aspectos positivos do seu perfil com o perfil da empresa.

Dessa maneira, basicamente o método serve para reconhecer as capacidades emocionais (inteligência emocional) e como é o relacionamento interpessoal do candidato ou colaborador (como interage e se relacionada com outras pessoas) em equipe, grupos, entre outras situações.

Sendo assim, busca traçar perfil de competências comportamentais, através do mapeamento de comportamento da sua personalidade em determinadas situações no ambiente de trabalho , como:

  • Comunicação,
  • Criatividade,
  • Valores coletivos e individuais,
  • Capacidade argumentativa e questionadora,
  • Como desempenhar seu trabalho em equipe.

Por isso, as Soft Skills podem ajudar a desenvolver habilidades comportamentais para desenvolvimento de carreira, alinhando seus objetivos e métodos profissionais com os objetivos e métodos da empresa ou equipe profissional.

 

Porque é importante?

Soft Skill  quer dizer, ter habilidades interpessoais que indicam principalmente se o profissional terá  inteligência emocional, para lidar com as emoções pessoais, as emoções do outro dentro de um ambiente social, coletivo e profissional.

Veja também:  Programa de Estágio Grupo Travelex Confidence: Processo seletivo 2022

Dessa maneira, saber desempenhar uma boa relação interpessoal é importante para o desenvolvimento de carreira, ajuda a alcançar posições de liderança no setor ou área profissional escolhida.

Além disso, é importante também para estimular o foco, capacidade colaborativa, ser produtivo e ter mais motivação para buscar atingir metas ou resultados. Por isso, além dos conhecimentos técnicos ( conhecido como Hard Skills ) o profissional também precisa ter uma boa Soft Skills 

 

Quais as Soft Skills mais buscadas?

Algumas das habilidades mais buscadas através da Soft Skills são:

  • Capacidade de interagir / Inteligência emocional

A capacidade de se comunicar de maneira efetiva envolve a compreensão das nossas emoções e as emoções do outro. Sendo assim, envolve  empatia para conseguir agir de maneira correta.

Essa habilidade desenvolve a escuta para solucionar problemas, firmar comprometimento gerando confiança de outras pessoas da equipe. Sendo assim, permite que mesmo em situações de grandes tensões seja possível ter posturas positivas, ser prestativo e lidar com mais facilidade. 

  • Criatividade

Embora as capacidades técnicas sejam importantes, muitas vezes deixam de se destacar devido a falta da criatividade para desempenhar os trabalhos, por isso, não se aplica apenas para pessoas das áreas de criação. 

Links Patrocinados

Desempenhar atividades técnicas com capacidade criativa, pode trazer novas visões, ideias e diversas maneiras de se trabalhar pensando no todo. Isso porque, sua capacidade criativa pode inspirar outras pessoas estimulando outras áreas e pessoas dentro do ambiente de trabalho.

  • Senso de Liderança
Veja também:  Jovem Aprendiz Grupo Gazin: Oportunidades para primeiro emprego

A aptidão de ter uma visão geral sobre as emoções, situações e ambientes vai além de supervisionar, delegar ou acompanhar resultados. A capacidade de liderar está ligada à capacidade de manter relacionamentos saudáveis e olhar estratégico. 

 

  • Exposição Clara de ideias 

Essa Soft Skills assim como muitas, pode melhorar tanto a sua vida pessoal (fora do trabalho) quanto no âmbito profissional por melhorar a habilidade argumentativa podendo manifestar melhor suas competências. 

 

Como desenvolver?

As dicas para desenvolver as Soft Skills são diversas, entre elas está: Busca por auto se conhecer. O autoconhecimento ajuda a mapear suas insatisfações, padrões, qualidades e características que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho. 

Dessa maneira, procurar apoio emocional profissional pode ser uma boa alternativa. Algumas das opções são: realizar testes de personalidade , existem algumas instituições de ensino profissional que oferecem qualificação buscando melhorias e novas habilidades. 

Links Patrocinados

Pronto, agora que você sabe mais sobre Soft Skills tente praticar algumas habilidades. Caso queira conferir mais informações relacionadas, poderá encontrá-las no nosso site, acessando outros artigos mais dicas.

Também não perca a oportunidade de nos seguir nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter. Lá postamos diversos conteúdos informativos para você ficar a par de tudo sobre o mercado de trabalho e como ficar atualizado para a competitividade do mesmo.