fbpx

Trabalho Voluntário: Desenvolvimento Profissional e Social

O trabalho voluntário é uma iniciativa complementar para fortalecimento do desenvolvimento pessoal/profissional e social. Dessa maneira, pretende através da ação comunitária, melhorar a qualidade de vida e contribuir com o crescimento em vários aspectos.

Links Patrocinados

Isso por que, efetivar um trabalho voluntário por meio de projetos comunitários pode desenvolver habilidades profissionais e assim, contribuir com o desenvolvimento de carreiras.

Acompanhe o informativo abaixo e saiba mais sobre a relação entre trabalho voluntário, projetos sociais e mercado de trabalho.

 

O que são Projetos Sociais?

Os projetos sociais são os métodos utilizados na sociedade para melhorar a qualidade de vida da população. Sendo assim, eles podem ser administrados de várias maneiras e por várias instituições.

No entanto, os projetos sociais são avaliação pelos órgãos normativos (governo federal, estadual, municipal) onde será decidido se o mesmo receberá recursos ou não para serem liberados.

 

Como Funciona?

Os projetos sociais também podem ter vínculos governamentais, ou seja, desenvolvido e administrado pelo governo. Além disso, há as comunidades que se apoiam e se ajudam através do trabalho voluntário, com o mesmo objetivo dos demais, possibilitar qualidade de vida.

Dessa maneira, algumas comunidades podem se organizar e fundar projetos não governamentais, tais como, instituições, fundações, redes de apoio, entre outras.  Com o crescimento dos projetos sociais, surge a necessidade de ter pessoas qualificadas e voluntárias para o funcionamento do mesmo.

Veja também:  Benefícios do Cadastro Único: Novidades do programa

 

O que é Trabalho Voluntário?

Como mencionado acima, com os projetos sociais, vem a necessidade de manter o funcionamento de suas atividades. Sendo assim, o trabalho voluntário, é uma maneira de conseguir manter os projetos, tais como, os projetos sem fins lucrativos. Portanto, o trabalho voluntário não é remunerado.

No entanto, o trabalho voluntário é reconhecido e além de ajudar as instituições e pessoas, proporciona experiência profissional. Sendo assim, o voluntariado proporciona experiências que ajudam no crescimento pessoal e profissionais.

Dessa maneira, envolver-se como voluntário em um projeto social permite desenvolver habilidades e conhecimentos. Sobretudo, o trabalho voluntário é parte essencial para aprendizado e ensino, além de ser ação cidadã.

 

Trabalho Voluntario
Instituições Integradas aos Projetos Sociais

São variados, os tipos de instituições integradas aos projetos sociais, cada uma atende diferentes necessidades. Por isso, o projeto social é planejado, buscando entender a necessidade social, da cidade ou bairro que pretende auxiliar.

Links Patrocinados

Sendo assim, os tipos de projetos podem ser voltados para a saúde, segurança, educação, cultura entre outros. Isso porque, existe instituições destes setores em diferentes áreas, tais como:

  • Área da saúde;
  • Da educação;
  • Cultura;
  • Segurança.

As instituições, abrangem muitas áreas podendo atuar dentro de uma comunidade, bairro ou cidade. Por isso, à integração dos projetos sociais divide-se em setores. Além disso, também participam empresas oferecendo apoio, parceria e doações.

Veja também:  Programa de Estágio Safira Energia: Saiba como se inscrever

Segundo os dados e indicativos da (IPEA) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Brasil possui mais de oitenta mil organizações sociais. Vale ressaltar que o IPEA registra dados das organizações que pertencem a (OSCs), Organização da sociedade civil.

 

Quem pode fazer Trabalho Voluntário?

Para participar de um projeto social é aconselhável procurar informação sobre o segmento das atividades, tais como:

  • Setor da saúde, habitação, meio ambiente, educação e pesquisa, lazer e recreação, desenvolvimento e defesa dos direitos, entre outras.
  • Após definir a área que pretende desenvolver seu trabalho voluntário pesquise sobre as instituições e os projetos sociais que precisam do seu serviço voluntário e se candidate.

O trabalho voluntário pode ser realizado por profissionais e pessoas sem experiência, desde que a atividade corresponda ao tipo de serviço que será prestado voluntariamente.

Por isso, o trabalho voluntário, conta como experiência profissional pois ajuda no desenvolvimento de habilidades profissionais. Portanto, fazer serviço voluntário pode ajudar a capacitar e lidar com diversas situações.

 

Trabalho Voluntário
Como Participar?

Para conhecer alguns dos projetos e trabalhos sociais indicamos o site do projeto chamado “caçadores de bons exemplos”. Um site estruturalmente desenvolvido para divulgação e inclusão de projetos no Brasil e no mundo.

Além disso, há a participação dos administradores do projeto, que visitam as instituições em busca de pessoas disposta a fazer parte da rede de apoio.

Veja também:  Jovem Aprendiz Hospitais Rede D'or São Luiz: Saiba como se candidatar

No site, você terá acesso a todos as instituições, associações, fundações separadas por região. Para acessar, basta:

Links Patrocinados
  • Acessar o site da comunidade clicando aqui;
  • Posteriormente clique em “Bons Exemplos”;
  • Escolha o projeto que deseja e clique em “Conheça o Projeto”
  • Caso queira visualizar os projetos por região, clique no “Mapa” e em seguida selecione a região que gostaria de acessar;
  • Dentro do mapa há links indicando o local de cada projeto.
  • Também é possível conferir as instituições no geral, basta clicar no link escrito “bons exemplos”.

Vale destacar que se você tem algum projeto em mente, poderá entrar em contato com os responsáveis da plataforma clicando em “Cadastrar Projeto”.

Agora que já conhece um pouco mais sobre trabalho voluntário e projetos sociais confira outros artigos em nosso site, basta clicar aqui e acessar os demais conteúdos sobre, trabalho, educação entre outros.