fbpx

Outubro Rosa: Mês de conscientização do câncer de mama

O Outubro rosa é uma campanha realizada para a conscientização do câncer de mama. Sendo assim, é o mês para cuidado da mulher e alertar sobre a importância da prevenção. Além disso o outubro rosa, demonstra reforçando que há muitos métodos e maneiras para prevenir e tratar.

 

O que é o Outubro Rosa?

Do dia 01 de outubro até o dia 30 de outubro acontece a campanha de conscientização sobre a importância e cuidados para prevenção e tratamento do câncer de mama. A campanha acontece aqui no Brasil, no entanto ela é reconhecida internacionalmente.

Sobretudo, trata-se de um movimento de luta contra o câncer de mama, para alertar a população sobre a relevância do diagnóstico. Sendo assim, conscientiza mulheres e a sociedade a importância da participação de todos. No entanto, esse movimento surgiu nos Estados unidos na década de oitenta.

Isso porque, o movimento deu início em Nova York, através de uma instituição chamada Fundação Susan G. Komen.  A história deste movimento iniciou-se em 1980 quando uma mulher chamada Nancy G. Brinker perdeu sua irmã para o câncer de mama. A partir daí decidiu fundar a campanha de prevenção e tratamento.

 

Como foi fundada as organização?

No entanto, foi em apenas 1982 que se fundou a organização e nomeou-se em homenagem a sua irmã Susan G. Komen. Posteriormente, em 1990, usou-se o laço cor de rosa como símbolo entregue a todos participantes da primeira corrida pela cura do câncer de mama. Nesta maratona, para cada pessoa que participava do evento, dava se um laço rosa como agradecimento.

Veja também:  Auxílio Emergencial 2021: Confira calendário e saiba como consultar

Essa prática virou costume e todo ano a campanha é feita, e em alguns lugares as corridas ainda acontecem. No entanto, atualmente além dos comerciais na Tv, também existem uma grande parcela de pessoas usando as mídias sociais e divulgando a campanha através dela.

 

A importância da prevenção do câncer de mama

O câncer de mama é uma doença que atinge frequentemente as mulheres no Brasil. As células desenvolvem-se de forma anormal na mama, e ao multiplicarem, podem vir a causar um tumor maligno. Para isso, os médicos recomendam exames de mamografia para mulheres com idade entre 40 anos e 69 anos.

No entanto, ainda há um impasse, pois, mulheres mais jovens também podem ter. Nesse caso recomenda-se a prevenção anual feita com exames de toque e exames de rotinas no ginecologista.  Isso porque, existem pequenos nódulos que podem não ser notados no exame de toque.

Estima-se que a maioria dos casos detectados em seu início tem grandes chances de com tratamento ser tratado e consequentemente curado. Portanto, é importantíssimo sempre que possível fazer o tratamento em casa, e manter as consultas em dia.

 

Como a mulher pode prevenir ou detectar a doença

A maneira mais fácil da mulher perceber a doença é pelo autoexame, onde pode ser verificado um caroço no seio, nesses casos, embora sinta dor ou não, é preciso realizar todos exames necessários. Entre os sintomas, pode notar-se um caroço na parte inferior do braço.

Essa parte da parte inferior do braço, fica próxima as axilas, e o seio. Um dos aspectos comuns entre o aparecimento do sintoma é a pele ficar semelhante a uma casca de laranja. No entanto, vale ressaltar que o ideal será sempre procurar um médico.

Veja também:  Jovem Aprendiz St Marche: Saiba como se candidatar

Principalmente em casos que é detectado algum sintoma. E também se recomenda, sempre estar em dia com as consultas médicas e exames preventivos. Cuide-se!!!

 

Como detectar os sintomas

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

 

O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

  • Exame clínico – a mulher pode realizar o exame clínico que será feito por profissionais qualificados. Em caso de alteração, o responsável encaminhará a mesma para fazer mamografia, que é um exame específico.
  • Mamografia – é um Raio-X da mama, e nele é possível reconhecer o tumor ainda pequeno.
  • O autoexame não previne a doença, porém, auxilia com que ela seja descoberta em fase inicial, o que ajuda no tratamento.

Além disso, é importante para o autocuidado do corpo da mulher também. Contudo, deve-se sempre procurar um profissional da saúde anualmente como prevenção. Sobretudo, caso faça o exame de toque em casa e sentir alguma alteração, deve procurar um médico imediatamente.

 

Outubro rosa no Brasil

No Brasil o outubro rosa foi aderido em 2002 com ênfase em esclarecer e informatizar cada vez mais sobre o tema. Com isso, ter a chance de detectar a doença em sua fase inicial, aumentando assim as chances de cura.  Sendo assim, o outubro rosa no Brasil, tem o propósito de conscientizar a população. Sobretudo as mulheres, sobre a importância do autoexame e cuidado.

Veja também:  Trabalho Voluntário: Desenvolvimento Profissional e Social

Em 2016 o Instituto Nacional do Câncer (INCA) levanto uma estatista, em que o câncer de mama chegou a afetar cerca de mais de 50.000 mulheres. Onde mais de 10.000 casos resultaram em morte por conta do seu estágio de desenvolvimento já elevado. Portanto a informatização é urgente e estará em alta em todo os dias do mês de outubro.

 

Outubro Rosa e a Importância nas mídias sociais

Como dito anteriormente o outubro rosa é uma campanha de conscientização para prevenir o câncer de mama. Contudo, as mídias sociais têm também um importante papel na mobilização pela a cura e prevenção. Isso porque, tornou-se um meio muito eficaz de comunicação e com isso facilitou a informatização.

Entretanto, junto com esse fácil acesso também podem surgir campanhas falsas, instruções sem compromisso e orientações erradas. Portanto, recomendamos que se atente quando receber alguma instrução, pois trata–se de um assunto sério e todos precisam ajudar.

Se posteriormente quiser pode agendar exames ou avaliações mais detalhadas com um médico. Pois durante o mês de outubro haverá muitos profissionais da área dedicando-se a orientação e cuidado. Inclusive o outubro rosa recebe apoio de empresas ou instituições de apoio contra doenças também.

Por exemplo:

O CRCSP, que é o conselho regional de contabilidade, promove a campanha e organiza espaços para atendimento e direcionamento. Caso queira conhecer os pontos de atendimento detalhadamente, clique aqui e confira.

Além disso a prefeitura de São Paulo disponibiliza um veículo especial para que as mulheres possam ir até os postos de atendimento fazer os exames preventivos.