fbpx

LIBRAS Língua Brasileira de Sinais: Recursos para Aprender

Atualmente, os recursos para aprender LIBRAS nos espaços direcionados ao ensino, educação e cultura possibilitam encontrar muitas oportunidades de aprender ou aprimorar habilidades.

Dessa maneira, a maioria das instituições inclusivas buscam elaborar cursos e disponibilizar material de estudo para o público. Sendo assim, existem muitos recursos disponíveis com boa orientação profissional de entidades qualificadas.

Entre todas as possibilidades, está a de aprender LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais EAD. Estes cursos podem contribuir, tanto para qualificação profissional quanto para desenvolvimento pessoal, entre outros.

Além disso, é caracterizado como prática cidadã, uma vez que a inclusão social se faz necessária. Portanto, acompanhe o artigo e conheça algumas alternativas para aprender LIBRAS, estudando online.

 

LIBRAS – Língua brasileira de Sinais

LIBRAS é a sigla para, Língua Brasileira de Sinais e trata-se do conjunto de um sistema linguístico, composto por símbolos e sinais para comunicação e expressão de pessoas com deficiência auditiva. 

No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida e regulamentada, através da Lei n° 10.436, se tornando recurso utilizado para comunicação e expressão visual motora.

Além disso, através do Decreto n° 5626, foram reforçadas as condições e necessidades para que a linguagem se tornasse parte do currículo educacional. Sendo assim, havendo a necessidade de profissionais e professores dentro das instituições para ensinar Libras. 

Desde então, como forma de incentivo do aprendizado e inclusão social e cultural, abre-se espaços para introdução do ensino e aprendizagem de libras, sendo parte do âmbito escolar, social e profissional.

Veja também:  Cursos Gratuitos CGO - Cursos Profissionalizantes Online

Portanto, o ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais está presente no planejamento curricular das instituições de ensino. Por isso, há variedade de opções de cursos de introdução da linguagem em muitas plataformas educacionais.

 

Recursos para estudar

Atualmente, existem muitos recursos educacionais que ensinam desde princípios básicos até recursos mais avançados. Dessa maneira, pode ser ideal para iniciantes, pois traz uma boa introdução e posteriormente ensina técnicas e maneiras de expressão e comunicação.

Dentre todos recursos de ensino a distância (EAD) para língua de sinais iremos listar abaixo algumas opções que podem ajudar na introdução ao ensino da língua e no desenvolvimento da comunicação.

 

Curso de LIBRAS

EV.G Escola Virtual Gov

A EV.G é uma plataforma virtual direcionada à educação para servidores públicos mas aberta ao público também. Dessa maneira, oferece cursos com inscrição gratuita e pode ser feita através do portal.

Dentre todos os cursos oferecidos, está o curso de introdução à Libras. O curso é livre e a inscrição pode ser feita online. Sendo assim, para acessar a plataforma:

  • Acesse o site clicando aqui
  • Em seguida clique em “cadastre-se”
  • Insira o CPF  e clique em “Acessar”
  • Siga preenchendo com seus dados e ao final escolha uma senha de acesso
  • Após concluir a inscrição, clicar em “catálogo de cursos”
  • Em seguida clique em “busque um curso” e pesquise por “Introdução à Libras”
  • Ao selecionar o curso já terá acesso ao conteúdo e poderá realizar
Veja também:  Cursos Gratuitos Code IoT: Plataforma de cursos Samsung. Saiba mais

 

Projeto VLibras: Recurso para tradução

O VLibras é um projeto implementado em parceria entre a (UFPB) Universidade Federal Paraíba, a (SGD) Secretaria de Governo Digital e o (ME) Ministério da Economia.

A plataforma funciona com um sistema de tradução automático de português para LIBRAS e pode ser usada como para auxiliar na comunicação ou complementando os estudos da língua.

O mecanismo funciona través de um aplicativo onde possui um avatar que corresponde traduzindo tudo em Libras. Isso quer dizer que, o sistema recebe o texto, áudio ou vídeo e traduz utilizando a língua de sinais.

  • Para ter acesso ao VLibras clique aqui
  • Em seguida, selecione a opção para baixar o aplicativo e instale.

Vale ressaltar que é possível utilizar o sistema gratuitamente, sendo disponibilizado para celulares nas versões Android e IOS e também pode ser utilizado no computador. Portanto, basta optar pela melhor maneira entre as disponíveis e utilizar.

Mas, se posteriormente quiser participar de outros cursos gratuitos direcionados em outras áreas de conhecimento, poderá acessar em nossos informativos na categoria “cursos gratuitos” ou pode clicar aqui e conferir.