Jovem Aprendiz SENAI: Saiba como funciona e participe

  • Reading time:6 mins read

O programa jovem aprendiz é o projeto que direciona jovens de todo o Brasil ao mercado de trabalho. Isso porque, o programa funciona em parceria com grandes empresas e o SENAI é uma das instituições, parceiras.

Links Patrocinados

Portanto, se está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho e ainda não tem experiência, o Jovem Aprendiz SENAI pode ser uma boa chance para receber capacitação profissional e assim, conseguir um emprego.

Portanto, acompanhe o artigo e saiba como participar do jovem Aprendiz SENAI, entenda como o programa funciona e participe.

 

Sobre o SENAI

O SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, é uma instituição privada fundado em 22 de janeiro de 1942. No entanto, mediante ao Decreto Lei No 4.048 ela se torna parte fundamental do sistema nacional de políticas públicas.

O foco inicial, era abrir vagas para formação de trabalhadores no ramo industrial, ou seja, formar profissionais para indústrias. No entanto, devido a alterações no mercado, atualmente o Senai oferece cursos de capacitação em outras áreas, tais como administrativas ou em áreas organizacionais.

Sobretudo, mantêm suas atividades com ênfase em áreas industriais ainda nos dias atuais. A organização é parceira de grandes empresas e seus serviços são constantemente solicitados, e tem papel fundamental na formação e capacitação profissional de muitos jovens.

 

Jovem Aprendiz SENAI
Como funciona?

O programa de aprendizagem Jovem Aprendiz foi regulamentado través da lei de aprendizagem número 10.097/2000. Dessa maneira toda empresa de médio a grande porte incluir de 5 a 15% das vagas e espaços de trabalho como Jovem Aprendiz.

Veja também:  Jovem Aprendiz Tenda Atacado: Vagas de emprego

Portanto, a maioria das empresas, dos ramos industrial, comercial, entre outras, procuram o SENAI para capacitar os jovens em fase de aprendizagem, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Portanto o programa além de oportunizar uma vaga de emprego, também oferece formação profissional, e consequentemente, direciona para outras etapas que ajudam a construir carreira.

 

Jornada de trabalho

O programa Jovem Aprendiz funciona em parceria com  empresas. Portanto, o jovem que for contratado seguirá um cronograma de aprendizagem prática e teórica.

Ao participar deverá ter em mente que sua jornada de trabalho diária, será de 6 horas durante 5 dias da semana e a contratação jovem aprendiz  pode ter duração de 12 ou 24 meses.

Além disso, dentre esses 5 dias, a empresa deverá utilizar 4 para instruir o jovem aprendiz em suas atividades na empresa [aprendizagem prática] e 1 dia para aprendizagem teórica através do curso de capacitação profissional SENAI.

Links Patrocinados

 

Jovem Aprendiz SENAI
Quais os Requisitos?

Para participar do jovem aprendiz SENAI, será necessitário estar de acordo com as seguintes exigências:

  • Ter idade entre 14 a 24 anos
  • Jovens PCD com idade acima de 24 anos podem participar
  • Estar matriculado no ensino fundamental, ensino médio ou concluído o ensino médio
  • Possuir carteira de trabalho e documentos de identificação [RG, CPF]

 

Jovem Aprendiz SENAI
Quais os Benefícios?

O jovem que for contratado através do Jovem Aprendiz SENAI terá direito de receber os benefícios destinados ao trabalhador por determinação da Lei de aprendizagem e Leis da CLT.

Veja também:  Jovem Aprendiz Carrefour: Oportunidade de emprego

Dessa maneira o trabalhador com carteira de trabalho registrada recebe os seguintes benefícios:

 

Jovem Aprendiz SENAI
Como participar?

Eventualmente o SENAI não faz a contratação direta. Pois esse é o papel da empresa contratante. Porém se você está dentro dos requisitos citados acima, haverá três opções para efetuar sua inscrição.

 

 1- Entregar um Currículo no SENAI

Comparecer a uma das unidades do SENAI mais próximo de sua região com um currículo e peça para deixar o mesmo lá. Dessa maneira, quando uma empresa precisar de jovem, o seu currículo será indicado para empresa contratante.

 

2- Processo Seletivo

  • Entre no site do SENAI 
  • Vá até a aba “Cursos Senai” e em seguida selecione “Processo Seletivo” e clique em “Aprendizagem Industrial Comunidade”
  • Clique no estilo de curso que você deseja fazer;
  • Escolha o curso que melhor lhe interessa e clique na opção selecionada;
  • Clique em “Saiba mais” e escolha a unidade mais próxima;

 

 3- Empresas Parceiras do SENAI

  • Procure empresas que tem parceria com o SENAI e que estejam com vagas em aberto para as áreas industriais.
  • Se inscreva para a vaga de Jovem Aprendiz desta empresa.

Vale destacar que além destas maneiras de participar do programa Jovem Aprendiz Senai, através dos cursos é possível também aumentar as chances de conseguir vagas de emprego.

Veja também:  Jovem Aprendiz Ale Combustíveis: Primeiro emprego

Isso quer dizer que alunos do SENAI tem a possibilidade de concluir o curso e já ingressar no mercado de trabalho devido o SENAI ser parceiro das empresas. Portanto, confira os cursos disponíveis e participe!

Links Patrocinados

No entanto, caso não tenha encontrado a vaga que corresponda ao seu perfil ou localização, ou não seja chamado pela a empresa, não desanime. Acesse outros artigos relacionados as vagas Jovem Aprendiz.

Também não perca a oportunidade de nos seguir nas redes sociais InstagramFacebook e Twitter. Lá postamos diversos conteúdos informativos para você ficar a par de tudo sobre o mercado de trabalho e como ficar atualizado para a competitividade do mesmo.

Portal ideia livre

Ideia livre, é um portal que tem como objetivo apoiar e contribuir com temas relacionados a educação, trabalho e cidadania. Somos uma plataforma informativa focada na divulgação de programas sociais, e oportunidades que visam ampliar o conhecimento e oportunidades para todos.