O programa jovem aprendiz é o projeto que direciona jovens de todo o Brasil ao mercado de trabalho. Isso porque, o programa funciona em parceria com grandes empresas e o SENAI é uma das instituições, parceiras.
Portanto, se está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho e ainda não tem experiência, o Jovem Aprendiz SENAI pode ser uma boa chance para receber capacitação profissional e assim, conseguir um emprego.
Portanto, acompanhe o artigo e saiba como participar do jovem Aprendiz SENAI, entenda como o programa funciona e participe.
Sobre o SENAI
O SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, é uma instituição privada fundado em 22 de janeiro de 1942. No entanto, mediante ao Decreto Lei No 4.048 ela se torna parte fundamental do sistema nacional de políticas públicas.
O foco inicial, era abrir vagas para formação de trabalhadores no ramo industrial, ou seja, formar profissionais para indústrias. No entanto, devido a alterações no mercado, atualmente o Senai oferece cursos de capacitação em outras áreas, tais como administrativas ou em áreas organizacionais.
Sobretudo, mantêm suas atividades com ênfase em áreas industriais ainda nos dias atuais. A organização é parceira de grandes empresas e seus serviços são constantemente solicitados, e tem papel fundamental na formação e capacitação profissional de muitos jovens.
Jovem Aprendiz SENAI
Como funciona?
O programa de aprendizagem Jovem Aprendiz foi regulamentado través da lei de aprendizagem número 10.097/2000. Dessa maneira toda empresa de médio a grande porte incluir de 5 a 15% das vagas e espaços de trabalho como Jovem Aprendiz.
Portanto, a maioria das empresas, dos ramos industrial, comercial, entre outras, procuram o SENAI para capacitar os jovens em fase de aprendizagem, capacitando-os para o mercado de trabalho.
Portanto o programa além de oportunizar uma vaga de emprego, também oferece formação profissional, e consequentemente, direciona para outras etapas que ajudam a construir carreira.
Jornada de trabalho
O programa Jovem Aprendiz funciona em parceria com empresas. Portanto, o jovem que for contratado seguirá um cronograma de aprendizagem prática e teórica.
Ao participar deverá ter em mente que uma jornada de trabalho diária será de 6 horas durante 5 dias da semana e o contrato pode ter duração de 12 ou 24 meses.
Além disso, dentre esses 5 dias, a empresa deverá utilizar 4 para instruir o jovem aprendiz SENAI sobre suas atividades na empresa [aprendizagem prática] e 1 dia para aprendizagem teórica através do curso de capacitação profissional SENAI.
Aprendizagem Teórica e Prática
O jovem Aprendiz SENAI contratado deverá ser acompanhado por um gestor responsável de sua área, para realizar tarefas pelas quais foi encarregado.
Desta maneira, gradativamente irá aperfeiçoando e desenvolvendo novas habilidades. Assim sendo, no decorrer de sua jornada, irá receber novas tarefas, até o ponto em que poderá executar organizar sua rotina sozinho.
Aprendizagem teórica
O jovem deverá participar devidamente do curso teórico comparecendo ao SENAI para o andamento das atividades teóricas de conhecimento profissional. Dentre os temas abordados, o jovem irá aprender a entender os seguintes tópicos:
- A importância de programas de inclusão social.
- A importância de ter seus valores éticos pessoais e profissionais alinhados.
- Sobre as leis trabalhistas.
- Como proceder em situações de conflitos dentro da empresa.
- Ajudar o jovem a se encontrar profissionalmente.
- Como trabalhar em equipe.
- As áreas mais importantes dentro de uma empresa e suas tarefas.
- Como controlar suas economias e gastos.
- Participação em palestras.
Além disso, os índices apontam uma redução de jovens na criminalidade, visando carreira e trabalho, além de trazer benefícios para a sociedade onde gera mais empregos e garante que futuramente terão profissionais competentes para o mercado. Porém para participar é necessário que o jovem se encaixe no seguinte perfil:
Jovem Aprendiz SENAI
Quais os Requisitos?
Para participar do jovem aprendiz SENAI, será necessitário estar de acordo com as seguintes exigências:
- Ter idade entre 14 a 24 anos
- Jovens PCD com idade acima de 24 anos podem participar
- Estar matriculado no ensino fundamental, ensino médio ou concluído o ensino médio
- Possuir carteira de trabalho e documentos de identificação [RG, CPF]
Jovem Aprendiz SENAI
Quais os Benefícios?
O jovem que for contratado através do Jovem Aprendiz SENAI terá direito de receber os benefícios destinados ao trabalhador por determinação da Lei de aprendizagem e Leis da CLT.
Dessa maneira o trabalhador com carteira de trabalho registrada recebe os seguintes benefícios:
- Remuneração mensal;
- Vale-Transporte;
- INSS;
- FGTS;
- Décimo Terceiro Salário;
- Férias Remuneradas;
- Curso de capacitação profissional;
- Carteira de trabalho Assinada;
- Almoço local ou Vale-alimentação/Refeição
Jovem Aprendiz SENAI
Como participar?
Eventualmente o SENAI não faz a contratação direta. Pois esse é o papel da empresa contratante. Porém se você está dentro dos requisitos citados acima, haverá três opções para efetuar sua inscrição.
1- Entregar um Currículo no SENAI
Comparecer a uma das unidades do SENAI mais próximo de sua região com um currículo e peça para deixar o mesmo lá. Dessa maneira, quando uma empresa precisar de jovem, o seu currículo será indicado para empresa contratante.
2- Processo Seletivo
- Entre no site do SENAI Clicando aqui
- Vá até a aba “Cursos Senai” e em seguida selecione “Processo Seletivo” e clique em “Aprendizagem Industrial Comunidade”
- Clique no estilo de curso que você deseja fazer;
- Escolha o curso que melhor lhe interessa e clique na opção selecionada;
- Clique em “Saiba mais” e escolha a unidade mais próxima;
3- Empresas Parceiras do SENAI
- Procure empresas que tem parceria com o SENAI e que estejam com vagas em aberto para as áreas industriais.
- Se inscreva para a vaga de Jovem Aprendiz desta empresa.
Vale destacar que além destas maneiras de participar do programa Jovem Aprendiz Senai, através dos cursos é possível também aumentar as chances de conseguir vagas de emprego.
Isso quer dizer que alunos do SENAI tem a possibilidade de concluir o curso e já ingressar no mercado de trabalho devido o SENAI ser parceiro das empresas. Portanto, confira os cursos disponíveis e participe!