fbpx

Jovem Aprendiz Riachuelo: Saiba como participar

O programa Jovem Aprendiz em parceria com grandes empresas já gerou muitas oportunidades e crescimento profissional de jovens em todo o Brasil.

Dessa maneira o Jovem Aprendiz Riachuelo oportuniza vagas para jovens em busca do primeiro emprego e qualificação profissional.

Por isso, se está em busca da primeira oportunidade de emprego, acompanhe o informativo e saiba como o programa funciona, requisitos para participar e como se inscrever para o jovem aprendiz Riachuelo.

 

Sobre a Riachuelo

A Riachuelo iniciou sua trajetória no ano de 1947 com uma loja de tecidos no Rio Grande do Norte – Natal. De loja, passou para confecção em recife e consequentemente, novos pontos de comércio. Posteriormente, em 1979 assumem as lojas Riachuelo e passam a atuar no varejo têxtil.

Atualmente a Riachuelo possui mais de 300 lojas pelo brasil, 30 grandes marcas de moda como parceiras da empresa e mais de 40 mil colaboradores empregados na Riachuelo. A empresa tem como principal valor a honestidade e seu propósito é oferecer qualidade e preço justo. 

 

Como funciona o programa?

O Programa jovem aprendiz foi implementado no anos de 2000 através da Lei de Aprendizagem N° 10.097 e posteriormente, complementada pelo Decreto Federal n°  n°5.598/2005. Dessa maneira, o objetivo deste programa é inserir jovens estudantes de ensino fundamental e médio no mercado de trabalho.

Sendo assim, empresas de médio e grande porte em parceria com o programa reserva de 5% até 15% das vagas para jovem aprendiz. Por isso, o Jovem Aprendiz Riachuelo através do programa pretende oportunizar vagas para jovens.

Além disso, as empresas que contratam os jovens não poderão exigir experiência profissional e a carga horária de trabalho não deverá interferir o horário escolar.

 Isso porque, o programa, além de ter como objetivo incluir o jovem no mercado de trabalho, também oferece capacitação profissional.

Sendo assim, o jovem passará por duas etapas essenciais para construção profissional: Aprendizagem teórica e aprendizagem prática.

 

Veja também:  Jovem Aprendiz SKOL: Saiba como participar

Aprendizagem Teórica e prática

Esta etapa de aprendizagem pretende desenvolver habilidades profissionais e fornecer base teórica sobre o que é o mercado de trabalho, quais os direitos e deveres do jovem trabalhador entre outras informações relacionadas. Sendo assim:

Aprendizagem Teórica: O curso será fornecido por uma instituição de ensino profissionalizante parceira do programa e o jovem aprendiz deverá comparecer ao curso pelo menos uma vez por semana. 

Alguns dos temas abordados na aprendizagem teórica são:

  • Informática – Inclusão digital
  • Educação financeira
  • Mercado de trabalho, carreira e profissão
  • Desenvolver raciocínio lógico, análise com base em estatísticas, Cálculos matemáticos
  • Interpretação de textos, exercícios para melhorar comunicação verbal e escrever
  • Meio ambiente
  • Direitos Humanos e Diversidade Cultural
  • Direitos do trabalhador, Estatuto da Criança e do adolescente (ECA)

Aprendizagem Prática: Na etapa de aprendizagem prática como o próprio nome sugere, significa aprender na prática. Sendo assim, nesta etapa o jovem receberá treinamento na empresa e será orientado diariamente por um gestor responsável da área. 

Isso porque, haverá a necessidade de desenvolver as habilidades iniciais até que o jovem tenha autonomia em suas responsabilidades profissionais e consiga desempenha-las sem acompanhamento. 

 

Requisitos para participar

Para se candidatar às vagas jovem aprendiz será necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Idade de 14 a 24 anos 
  • O jovem deve estar devidamente matriculado com ensino fundamental ou médio
  • Disponibilidade para trabalhar de 4 a 6 horas diárias
  • A carga horária de trabalho não pode interferir o horário escolar
  • Possuir Carteira de Trabalho

 

Veja também:  Jovem Aprendiz Qualicorp: Saiba como se candidatar

Jovem aprendiz Riachuelo
Quais o Benefícios?

O Jovem Aprendiz Riachuelo terá acesso aos seguintes benefícios:

  • Contrato CLT – Carteira de trabalho assinada
  • Vale transporte
  • Vale Refeição/Alimentação

Vale destacar que além dos benefícios obrigatórios da CLT ( FGTS, Décimo Terceiro, Férias remuneradas) podem ser concedidos benefícios específicos para colaboradores da empresa Riachuelo, no entanto ficam à disposição da empresa. 

 

Jovem Aprendiz Riachuelo
Como me inscrever?

Siga os seguintes passo a passo abaixo para se inscrever no processo seletivo jovem aprendiz Riachuelo.

  • Acesse o site oficial da Riachuelo “Clicando aqui
  • Posteriormente, ao final da página, clique em “trabalhe conosco”
  • Em seguida, também ao final da página, clique em “cadastre-se no banco de talentos”
  • Agora, já no portal do candidato, preencha o cadastro conforme solicitado até concluir a candidatura

Vale destacar que a Riachuelo promove anualmente processos seletivos para jovem aprendiz Riachuelo. Por isso, mesmo que não encontre a para jovem aprendiz disponível no momento, ainda sim cadastre-se no banco de talentos.