fbpx

Farmácia Popular do Brasil – Saiba como funciona

Farmácia Popular do Brasil é o programa que auxilia na distribuição de medicamentos com preços populares e para alguns casos é possível adquirir de maneira gratuita.

Portanto, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o programa farmácia popular como funciona e como participar.

 

Farmácia Popular Do Brasil
O que é?

O programa de incentivo à saúde e inclusão social do ministério da saúde, juntamente com os governos estaduais e municipais disponibiliza farmácias para a população. O programa foi estabelecido pela Lei nº 10.858 e regularizado por meio do Decreto nº 5.090 em 2004.

Inicialmente a Fundação Oswaldo Cruz foi responsável pela distribuição oferecendo noventa por cento de desconto nos produtos em medicamentos comercializados.

Dessa maneira, o projeto trabalha para que possa ser feita a manutenção, distribuição e credenciamento com farmácias em todo o país.

Em vista das condições precárias de muitas famílias, o ministério da saúde pretende disponibilizar medicamentos com baixo custo e gratuito.

 

Farmácia Popular
Como funciona?

Posteriormente, em 2011 foi lançada a campanha “saúde não tem preço” onde para alguns tratamentos, o medicamento é fornecido gratuitamente.

Além disso, há também o preço popular que pode sair pelo preço de custo, chegando até 90% de descontos nos demais medicamentos.

Veja também:  Jovem Aprendiz Servimed: Saiba como se candidatar

Para isso, há os estabelecimentos credenciados com o programa farmácia popular. Dessa maneira toda rede de farmácia credenciada ao programa terá uma placa escrito “aqui tem farmácia popular”. Portanto, trata-se de um programa de assistência farmacêutica básica e inclusiva.

Tratamentos e Medicamentos

Como mencionado acima, o programa passou por algumas alterações, no entanto mantém o mesmo propósito, oferecer uma alternativa mais acessível à população.

O programa Farmácia Popular do Brasil funciona como plano de inclusão social, onde dá acesso à tratamentos através de medicamentos para famílias baixa renda.

A farmácia popular pode ser encontrada nos postos das unidades básicas de saúde (SUS), onde os medicamentos são oferecidos gratuitamente.

No entanto, nas redes credenciados da farmácia popular, apenas para alguns tratamentos/medicamentos serão gratuitos. Tais como:

  • Os medicamentos para o tratamento de Hipertensão, Diabete, Asma, Osteoporose, Rinite, Parkinson e o contraceptivo Anticoncepcional.

Para as farmácias credenciadas há medicamentos sendo oferecidos a preço de custo, saindo com até 90% de desconto. Dessa maneira, o programa torna o acesso ao serviço das farmácias muito mais acessível e econômico.

 

Quem pode utilizar?

O programa desenvolvido pelo ministério da saúde em parceria com os governos estaduais e municipais do Brasil, é destinado ao cidadão. Sobretudo, pretende atender principalmente ao cidadão com vulnerabilidade financeira.

No entanto, é serviço de saúde pública, e direito de todo cidadão, portanto, todos podem utilizar.

Veja também:  Carteira de Trabalho Digital: Saiba como Solicitar

 

Farmácia Popular
O que é necessário para utilizar?

Para utilizar os serviços da farmácia popular será necessário:

  • Documentos de identificação – Por exemplo: RG, CNH, CPF
  • O cartão nacional de saúde – É a carteirinha do SUS. Se ainda não possui, não precisa se preocupar, é possível fazer nas unidades do SUS e retirar no mesmo dia.
  • Receita Médica dentro do prado de validade – A receita médica de Anticoncepcionais tem validade de 365 dias e os demais medicamentos, 180 dias.

Vale ressaltar a importância de ter todos esses documentos em mãos para retirar seu medicamento. Isso porque, há a responsabilidade do trabalho de controle de distribuição, por unidade própria do SUS ou credenciada.

 

Farmácia popular
Postos de atendimento

Vale ressaltar que só é possível obter os benefícios que o programa oferece nas farmácias autorizadas e credenciadas. No entanto, se não conhece as redes que participam do programa na sua região clique aqui e confira as farmácias e drogarias participantes.

No site do Ministério da Saúde você também pode conferir outras informações relacionadas ao sistema de saúde brasileiro. Tais como, assistência farmacêutica, postos de atendimento do SUS, programas de saúde nacional, entre outros.

No entanto, caso queira conferir outros informativos relacionados aos programas do governo para benefício da população, clique aqui e acesse.