fbpx

Entrevista de Emprego: Dicas para se vestir adequadamente

Ficamos ansiosos quando chega o dia em que iremos comparecer a tão esperada entrevista de emprego. No entanto, dentre algumas preocupações, está a de como se vestir adequadamente.

Neste artigo listamos algumas dicas sobre o processo e como se preparar antes de comparecer na entrevista de emprego. 

Por isso, além de saber como se vestir adequadamente é importante se atentar a outros pontos desse processo. 

Isso porque, dependerá do perfil que a empresa que iremos comparecer tem, dessa maneira, uma preparação antes de comparecer na entrevista de emprego será fundamental. 

Portanto acompanhe o artigo e saiba quais são esses pontos no processo da entrevista de emprego para se preparar melhor. 

 

Entrevista de emprego
Pesquisar o segmento da empresa

Uma das dicas mais assertivas dentro do processo seletivo, é, conhecer um pouco mais sobre o perfil da empresa. Isso porque, o segmento e a maneira que ela funciona pode ter grande influência na maneira que os colaboradores se vestem. 

Além disso, o cargo que você estará concorrendo nessa entrevista de emprego e qual ramo a empresa opera, também é critério importante para se preparar. 

A maioria das empresas organizações etc, tem página oficial ou rede social, logo, fica menos complicado mapear esse tipo de informação, e portanto, ajuda a se preparar para a entrevista de emprego.

Então a dica é: Faça a busca e ao encontrar a empresa, leia o perfil, olhe as fotos, pois pode conter imagens da parte interna da empresa, onde estão presentes os colaboradores, ou seja, será possível visualizar o dia a dia da empresa.

 

Veja também:  Jovem aprendiz Pão de Açúcar - Saiba como participar

Como se vestir na entrevista de emprego?

Bom, esclarecendo essa questão sobre o segmento da empresa, será mais simples decidir como se vestir adequadamente para  a entrevista de emprego.

Mas no geral, existe um padrão em que grande parte das agências seguem.  Roupas com cores neutras, sem transparências ou decotes, acessórios modestos e sapatos mais fechados.

No entanto, existem empresas que exigem uma vestimenta mais casual ou informal e saber a diferença entres estes ajudará bastante.

 

Entrevista de emprego
Formal, Casual ou Informal?

O padrão habitual é divide em três tipos, sendo eles: O Formal,  Casual, e o Informal.  Em cada um destes modelos pode haver um tipo de padrão que exige uma maneira de se vestir. 

Formal: Este padrão requer roupas sem transparências ou decotes, calçados/sapatos fechados e também com cores neutras, típicos de um traje social formalizando o profissional. 

Acessórios são permitidos, no entanto tem que ser modesto e sem muito brilho. Esse padrão é seguido para entrevistas de emprego em empresas de grande porte, como por exemplo, bancos ou cargos administrativos.

Casual: São permitidas roupas jeans, camisas, roupas ainda em cores neutras mas com mais opções coloridas. 

Mesmo assim é aconselhável, não abusar de maquiagem ou acessórios, roupas decotadas, transparentes ou muito curtas. Esse padrão é o mais simples pois não é nem muito formal nem muito informal.

Informal: A sugestão é apenas que não use roupas muito a vontade. Por exemplo, bermudas, chinelos, mini saias.

 No mais, a roupa informal requer apenas bom senso e seguir o padrão básico, lembrando que mesmo sendo informal ainda sim exige que sejam roupas comportadas ideais para uma entrevista de emprego.

 

Veja também:  Conheça 3 Sites para Procurar Emprego: Saiba mais

Outras observações

Depois de ter seguido esses passos básicos, o restante é: Preparação (qualificação profissional) para a vaga de emprego também ter calma. 

Embora a elaboração da roupa para esse dia seja importante, existem outros fatores que também contribuem para que sua apresentação receba um bom retorno.

A maneira que nos comunicamos, o tom de voz, o uso das palavras tem relevância. No mais, é sempre bom estar bem organizado e planejar com antecedência para ampliar as chances, de um novo emprego. Portanto, prepare-se!

E se eventualmente quiser conferir algumas oportunidades de emprego clique aqui e verifique os informativos com assuntos relacionados.