fbpx

Delegacia Eletrônica: Saiba como fazer Boletim de Ocorrência online

Sabia que o Boletim de Ocorrência pode ser feito online e sem demora? Conheça a Delegacia Eletrônica do Estado de São Paulo, e saiba como proceder quando precisar registrar ocorrências online.

 

O que é Boletim De Ocorrência?

O Boletim de ocorrência ou mais popularmente conhecido como B.O é o mecanismo utilizado pelos órgãos de segurança do país para notificação de crimes.

Ele tem a finalidade de recolher dados sobre a ocorrência dos delitos, e através dele poder acionar a busca e apuração do mesmo.

Antes, o boletim de ocorrência só poderia ser feito de maneira presencial em delegacias ou através de um profissional de segurança responsável.

Atualmente, é disponibilizado a Delegacia Eletrônica, sendo assim, com um sistema informatizado é possível registrar ocorrências online e de maneira prática.

 

Boletim de Ocorrência
Quem pode registrar?

Pessoa maior de 18 anos podem registrar e acessar a delegacia eletrônica através de um dispositivo como celular ou computador.

Além disso, devido ao sistema online o atendimento presencial nas delegacias se tornam menos demorado e por isso ajuda a desempenhar melhor o atendimento aos chamados de segurança.

 

Quem recebe seu Boletim de Ocorrência?

A Delegacia Eletrônica é administrada pela policia civil no entanto outros setores de segurança também se comunicam com ela.  Tais como: Policia Civil, Policia Militar, Corpo de bombeiros, Guarda Municipal e a Policia Federal.

Veja também:  Centro de Integração da Cidadania: Atendimento Social

Isso porque cada policiamento é destinado para diferentes atuações em sociedade. Sendo assim:

A Policia Militar: 

A policia Militar trabalha fazendo a patrulha nas ruas e registrando ocorrências de flagrantes envolvendo porte de drogas, veículos roubados, conflitos no lar ou entre civis. Além disso, também faz a fiscalização no transito podendo aplicar multas e recolher veículos ilegais.

Basicamente a polícia militar tem a função de evitar e inibir conflitos e crimes que acarretem em problemas, tais como, evitar assaltos, violências, desarmamentos entre outros.

A Policia Civil:

A Policia Civil tem papel fundamental nas investigações de crimes ocorridos no local de atuação e coordenação dos agentes do mesmo setor. A polícia civil é acionada para fiscalização de irregularidades comerciais, empresariais e atuação de busca e apreensão de criminosos fugitivos.

O Corpo de Bombeiros:

O corpo de bombeiros é o departamento da Policia Militar que inicialmente foi criada para conter incêndios. No entanto esse departamento é incumbido de várias outras utilidades, como por exemplo, proteção a vida.

Suas principais funções são: resgates (buscas e salvamentos), combate de incêndio (florestal, urbano), socorro pré-hospitalar entre outros serviços emergenciais.

A Guarda municipal:

A Guarda Municipal é grande auxiliadora dos demais policiamentos e colaboradora em vigilância pública. Esse setor é contratado por cada município de cada local, sendo assim, fazem a vigilância dos patrimônios públicos, resolução de conflitos.

Além disso, é acionada por os seus superiores (prefeituras, prefeitos) para fiscalização de comércios ambulantes, supervisão de higienização de ruas e locais públicos entre outros.

A Policia Federal:

A polícia federal é a repartição comandada pelo Ministério Público autorizada pela presidência da república e gerenciada pelos delegados da PF- A Policia Federal está presente em todos os estados do País. Sua função é tratar de assuntos mais abrangentes, como por exemplo:

Veja também:  Cartão Cidadão – Saiba o que é e como solicitar

Cuidar das fronteiras, controlando o que entra e o que sai do país. Evitando portes ilegais de armas, contrabandos e drogas.

Além disso, também Corrupção política, popularmente conhecido como crime de colarinho branco, crimes financiados com dinheiro público, com aval de seus representantes de estado, afetando economicamente o desenvolvimento econômico do país.

 

Delegacia Eletrônica
Quais ocorrências podem ser registradas?

A Delegacia Eletrônica pode receber as seguintes ocorrências:

  • Perda de documentos ou objetos;
  • Roubo ou Furto de veículos;
  • Roubo ou Furto de documentos e objetos pessoais;
  • Denúncias anônimas;
  • Danos causados por fenômenos da natureza;
  • Ameaças;
  • Crimes de ódio;
  • Crimes de internet;
  • Desaparecimento de pessoas;
  • Violência Domestica;
  • Crime de Calúnia, Difamação, injuria;
  • Maus tratos de animais;

O que não pode ser registrado na Delegacia Eletrônica?

A Delegacia Eletrônica, não poderá ser utilizada em determinados casos em que se há necessidade de aferição mais detalhada devido a intensidade do crime, tais como:

  • Latrocínio, Homicídio e estupro por exemplo. Neste tipo de ocorrência haverá a necessidade de acionar a polícia através de chamado


O que devo informar na ocorrência?

As ocorrências realizadas através da Delegacia Eletrônica serão guiadas pelo tipo de ocorrência (por exemplo: Roubo, furto, acidente). Embora o atendimento seja eletrônico o sistema corresponde a cada situação e auxilia o cidadão em cada passo desse processo.

No entanto, as informações concedidas no registro devem sempre reunir o maior número de informações para que o departamento da polícia possa atender melhor a ocorrência.

Veja também:  Carteira de Trabalho Digital: Saiba como Solicitar

Sendo assim as informações que devem estar na ocorrência são:

  • Tipo de Ocorrência;
  • O Registro do horário local e data;
  • Descrição de pessoas envolvidas, para identificação das partes;
  • Descrição do automóvel, objetos roubados/furtados, local do acidente;
  • Nome, data de nascimento, número de documentos [RG CPF];

Vale ressaltar que atualmente no Brasil ainda não há um padrão especifico de Boletim de Ocorrência. Sendo assim, pode apresentar um modelo próprio em cada Estado.

 

Como fazer o Boletim de Ocorrência online?

Antes de mais nada, vale ressaltar que a Delegacia Eletrônica mencionada a seguir apenas disponibiliza serviços ocorridos no Estado de São Paulo. Para outros Estados será necessário conferir disposição dos serviços de atendimento eletrônico.

  • Acesse o site da Delegacia Eletrônica [Clicando aqui];
  • Clique em “comunicar ocorrência” e em seguida selecione o tipo de ocorrência;
  • Siga seu registro preenchendo todas as solicitações;
  • Quando concluir, gerará um número de protocolo;
  • Anote/Guarde, pois, com ele é possível consultar o andamento da ocorrência entre outras informações.

Vale destacar que há a opção de imprimir o boletim de ocorrência para apresenta-lo caso haja a necessidade de justificativa ou de comprovação.

No entanto, para casos emergenciais onde a ocorrência deve ser atendida com prontidão utilize os serviços emergências através do atendimentos emergenciais telefônico de utilidade pública. Todas as chamadas para serviço de emergência são gratuitas.

E se posteriormente quiser conferir outros informativos relacionados a serviços ou benefícios destinados a população. clique aqui e acesse.