fbpx

Currículo Jovem Aprendiz: Saiba como elaborar o seu

Está iniciando sua vida profissional e ainda tem dúvidas sobre como elaborar o currículo Jovem Aprendiz? Tudo bem! É comum surgirem as dúvidas já que está começando a entrar neste mundo agora.

No entanto, é importante saber como elaborar seu currículo jovem aprendiz, para posteriormente fazer contato com as empresas. Portanto, ter um currículo bem elaborado pode causar uma ótima impressão e ajudará você a ser selecionado para vagas de emprego.

Acompanhe o informativo e confira o informativo com dicas de como elaborar um currículo Jovem Aprendiz.

 

Jovem Aprendiz
Como Funciona?

O Jovem Aprendiz é a modalidade de contratação de jovens, instituída através da lei de aprendizagem n°10.097/2000 e regulamentada através do Decrete Federal n°5.598/2005

A Lei menciona que empresas de médio e grande porte reservem cerca de 5% até 15% de suas vagas para jovem aprendiz. Dessa maneira, jovens matriculados no ensino fundamental e médio com idade de 14 até 24 anos podem se candidatar nas vagas de jovem aprendiz disponibilizada pela empresa. 

Além disso, oferece capacitação profissional onde o jovem passará pelas etapas de aprendizagem teórica e prática. O curso de capacitação profissional é obrigatório e gratuito.

A capacitação profissional é essencial, pois os jovens entram para o mercado de trabalho sem experiência. Sendo assim, o curso de capacitação profissional será oferecido por uma instituição de ensino técnico profissionalizante parceira do programa, como o Senai, Senac, CIEE, entre outras.

 

Veja também:  Jovem Aprendiz MercadoCar: Saiba como se candidatar

Informações básicas no currículo jovem aprendiz

Como para vagas de jovem aprendiz não se exige experiência profissional o que é essencial na elaboração do currículo jovem aprendiz são informações básicas, como:

Nome Completo e Data de nascimento: O nome completo e o ano de nascimento no currículo jovem aprendiz é importante para sua identificação no banco de dados da empresa.

E-mail e Telefone: São essenciais, pois são seus contatos pessoais e a empresa utiliza para convocação dos processos seletivos, entrevista de emprego, entre outras necessidades relacionadas a vaga de emprego que você se inscreveu.

Endereço: O seu endereço pessoal no currículo, conta no processo seletivo para identificar a distância que você irá percorrer até o trabalho. Dessa maneira, a empresa saberá a quantidade mensal que será paga de vale transporte e quanto tempo levará para chegar até o trabalho.

Além disso, existem empresas que possuem mais de um endereço, dessa forma, será bom para identificar em qual dos endereços é mais apropriado para a sua localização.

Nível de Escolaridade: Na formação você ira dizer em que período escolar está no momento.
Por exemplo: Se você está cursando o ensino fundamental (6°, 7°, 8°, ou 9° ano) ou se está cursando o ensino médio (1°,2° ou 3° ano do ensino médio).

Se já concluiu o ensino médio basta colocar (Ensino médio concluído e dizer qual o ano que concluiu). Por exemplo, vamos supor que você concluiu o ensino médio em 2019, basta digitar: “Ensino Médio concluído em 2019”

Veja também:  Jovem Aprendiz Grupo Disal: Saiba como se candidatar

 

Carta de apresentação

Mesmo sem experiência profissional, é aconselhável descrever algumas informações sobre você. É como uma apresentação, só que você estará se apresentando para uma empresa. Para ajudar a se descrever, a dica é: Pesquise sobre a empresa, qual o ramo dela, em qual áreas ela está precisando de jovem aprendiz.

Por exemplo:

A sua descrição pessoal pode dizer muito sobre você para a empresa. Diga sobre as coisas que almeja para sua vida pessoal e profissional, quais suas metas e objetivos, o que você gostaria de estudar ou aprender, quais suas atividades favoritas, etc.

 

Atividades que podem ajudar a se destacar

  • Trabalho voluntário

Existem muitas entidades que precisam de algum tipo de ajuda voluntária, e além de promover a cidadania você estará amadurecendo sua comunicação com o próximo. Isso quer dizer, que ao fazer algum trabalho voluntário, você estará de certa maneira exercitando sua comunicação e habilidades. 

Além disso, com a experiência em trabalhos desenvolvidos em conjunto com projetos sociais, pode demonstrar responsabilidades e comprometimento. Para algumas empresas essa ação é muito significativa e pode ser um diferencial no seu currículo. Além disso, o envolvimento com trabalhos voluntários pode ajudar a refletir sobre qual carreira seguir.

 

  • Cursos no currículo Jovem Aprendiz

Fazer curso profissionalizante é uma boa maneira de amadurecer o seu perfil profissional. Embora o programa jovem aprendiz ofereça capacitação profissional, para algumas vagas são exigidos um nível de conhecimento básico. 

Por exemplo: Se a empresa busca um jovem aprendiz com o ensino médio concluído para trabalhar na área administrativa, normalmente pede que o jovem tenha conhecimento básico sobre o Pacote Office.

Vale destacar que isso não ocorre em todas as vagas, mas acontece e se você estiver preparado será melhor. Clique aqui e confira informativos com oportunidades de cursos gratuitos que podem ajudar.

Veja também:  Jovem Aprendiz Bradesco: Saiba como participar

 

  • Palestras e eventos culturais

Outra maneira de sinalizar que tem um bom currículo jovem aprendiz é participando dos eventos culturais e apalestras. Além de ajudar na sua construção e crescimento pessoal e cultural, também pode ser utilizado para agregar informações profissionais no seu currículo jovem aprendiz.  

 

Onde elaborar meu currículo jovem aprendiz?

Para elaborar seu currículo jovem aprendiz utilize o Word ( Ferramenta de texto do pacote Office), lá você encontra modelos de currículo que podem facilitar. Além disso, existe diversos sites com modelos prontos na internet, onde você pode se basear para fazer o seu.

Vale destacar que é importante se atentar aos erros de ortografia. Sendo assim, procure conferir se digitou corretamente, utilizando pontuação e acentos.

 

Onde entregar meu currículo jovem aprendiz?

A dica é entregar currículo nas empresas que trabalhe nas áreas que você se identifique mais. Qual a área profissional você gostaria de seguir?! Pense sobre isso! 🙂

Ah, e depois que seu currículo jovem aprendiz estiver pronto, clique aqui e acesse as oportunidades de emprego para jovem aprendiz e já se candidata. Participe!

No Responses

  1. Pingback: Jovem Aprendiz Vivo: Concorra a vaga 9 abril, 2021