Bolsa do Povo: Programas de auxilio a Educação, Trabalho e renda.

  • Reading time:9 mins read

Já conhece o programa Bolsa do Povo? São diversos auxílios e benefícios voltados para a população sem acesso a recursos como saúde, trabalho, educação, esporte entre outras.

Links Patrocinados

Saiba mais sobre os benefícios e assistências oferecidas pelo programa.

 

O que é O Programa Bolsa do Povo

O Programa Bolsa do Povo reuniu diversos recursos voltados para famílias e pessoas em vulnerabilidade social oferecendo auxílio e benefícios para desenvolvimento social.

A Bolsa do Povo foi instituída no mês de maio de 2021 através da lei n° 17.372 com objetivo de preservar a vida e combater o crescimento da pobreza ocasionados pela crise sanitária, enfrentada pela pandemia.

O Bolsa do povo tem potencial para beneficiar 500 mil pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social. 

 

O que o Programa Bolsa do Povo oferece?

O Programa é dividido em sete setores onde cada um é dedicado a um tipo de assistência específica. Sendo assim,  o programa oferece:

  1. Assistência Social;
  2. Programas voltados para Educação;
  3. Programas voltados para Saúde;
  4. Programas de Qualificação Profissional;
  5. Desenvolvimento e incentivo a prática de Esporte;
  6. Trabalho – Programas voltados para o combate ao desemprego;
  7. Auxílio para Moradia e Habitação.

 

Quais os programas?

Alguns dos programas parte do Bolsa do Povo São:

Renda Cidadã

A renda cidadã é um programa para ajudar na renda familiar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida oferecendo acompanhamento escolar e de saúde.

Se destina aos casos em que há desemprego, ou pessoas em empregos não qualificados devido a falta de qualificação profissional, ausência de recursos para situações de saúde, precariedade de moradia, problemas de dependência química, entre outros problemas. 

Veja também:  Jovem Aprendiz De Nadai Alimentação: Saiba como se candidatar

As famílias que necessitam desse tipo de assistência devem procurar o CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social de acordo com a sua região para realizar o Cadastro Único.

 

Ação Jovem

Este Programa é destinado para jovens com idade entre 15 e 24 anos que façam parte de famílias onde a renda per capita seja equivalente a meio salário mínimo. 

Links Patrocinados

Nele é concedido um benefício no valor de R$100,00 mensais por jovem durante um período de até 24 meses. 

Para isso, a família deve procurar um CRAS na sua região e realizar o cadastro único.

 

Vale Gás

O Vale Gás é um benefício concedido para auxiliar famílias na compra do gás que devido às altas nos preços, passou a custar muito mais caro. 

Podem receber esse Vale as famílias cadastradas no CadÚnico que tenham cadastro ativo e atualizado no período de 24 meses.

Caso queira saber se você atende aos critérios do programa para receber o Vale Gás, basta digitar o número do seu NIS no site do programa Bolsa do povo em Vale Gás no botão escrito “saiba se sua família é elegível ao benefício”.

O Valor do benefício totaliza R $300,00 e será pago em três parcelas de R$100,00 e será pago a cada dois meses. Para saber mais sobre o benefício, basta acessar o site bolsa do povo e clicar em Vale Gás.

 

 

Educação e Renda

Educação Responsável – Programa de renda para pais ou responsáveis de estudantes 

Este programa é voltado para pessoas responsáveis legais de estudantes cursando ensino médio na rede pública, com idade entre 18 a 59 anos e que residem próximo a uma unidades escolares. 

Veja também:  Cursos Gratuitos Instituto PROA: Saiba como participar

O Objetivo do programa é criar vínculo entre a família e a escola onde serão exercidas atividades remuneradas no valor de R $500,00 mensais. 

Para se inscrever no processo seletivo será necessário acessar o site do programa Educação responsável, clicar em “Inscreva-se” e fazer o seu cadastro. 

Além disso, os responsáveis legais também podem ser contratados para realizar atividades nas ETECs e FATECs do Centro Paula Souza.

 Para saber como funciona o programa acesse o Bolsa educação do Centro Paula Souza Despossáveis

 

Educação Estudantes – Programa de assistência financeira aos estudantes

Programa de transferência de renda no valor de R $1.000, para estudantes vulneráveis devido aos impactos causados pela pandemia. 

Estes jovens devem estar matriculados em escola pública para receber o pagamento.

Além disso, o programa pretende estimular o regresso e aprofundar a aprendizagem, prevenir a ausência da educação na vida escolar oferecendo recursos para concluir o ensino médio. 

Para receber este benefício é necessário ser declarante no cadastro único como em situação de pobreza e estar matriculado no ensino médio pela rede pública.  

 

Acolhe Saúde

Programa Acolhe Saúde destinado a estudantes da área de ciências da saúde e Biologia  do ensino público ou privado, com idade a partir de 18 anos, onde a renda per capita mensal seja equivalente a meio salário mínimo.

Para participar é necessário estar inscritos no CadÚnico, desempregados a mais de três meses e estejam cursando o primeiro ou penúltimo ano da graduação

 

Qualificação Profissional e Trabalho

 

Veja também:  Cartão Cidadão – Saiba o que é e como solicitar
Bolsa do Povo - Trabalho
Bolsa do Povo – Qualificação Profissional e Trabalho

Via Rápida

O Via Rápida oferece cursos profissionalizantes online e presenciais para diversos municípios e áreas de conhecimento.

O Programa visa oferecer capacitação profissional gratuita para pessoas que estejam buscando ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio. 

Para se inscrever é necessário ter no mínimo 16 anos, ter sido alfabetizado, estar sem emprego e residir no estado de São Paulo.  

 

Novotec Expresso – Bolsa Auxílio 

Trata-se de um programa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico em parceria com o Centro Paula Souza. 

O programa oferece 28 cursos semipresenciais e conta com aulas online e encontros presenciais, com duração de aproximadamente 4 meses.

Durante o curso o estudante recebe uma bolsa-auxílio no valor de R $600 onde serão pagos em 4 parcelas de R $150. 

Podem participar do programa estudantes do ensino médio da escola pública ou técnica do Centro Paula Souza. 

 

Como me inscrever nos programas do Bolsa do Povo?

Para se inscrever nos programas acesse o site do programa Bolsa Auxílio, selecione o programa de interesse. 

No próprio site do governo você encontrará todas as informações sobre quais os critérios para participar e os cronogramas de inscrições. 

Links Patrocinados

No entanto, caso não tenha encontrado o benefício ou programa que corresponda ao que você está buscando, acesse outros informativos relacionados a benefícios sociais.

Também não perca a oportunidade de nos seguir nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter. Lá postamos diversos conteúdos informativos para você ficar a par de oportunidades de emprego além de ficar atualizado sobre assuntos associados ao mercado de trabalho.

Portal ideia livre

Ideia livre, é um portal que tem como objetivo apoiar e contribuir com temas relacionados a educação, trabalho e cidadania. Somos uma plataforma informativa focada na divulgação de programas sociais, e oportunidades que visam ampliar o conhecimento e oportunidades para todos.