Ideia Livre

Bolsa Auxílio para Estágio Profissional: Saiba como Funciona

Ideia Livre Bolsa Auxílio para Estágio Profissional

Ideia Livre Bolsa Auxílio para Estágio Profissional

Bolsa Auxílio para Estágio é um benefício concedido aos estudantes que ingressam em um estágio profissional. Embora ele seja pago mensalmente como um salário ou remuneração, ainda restam dúvidas sobre como ele pode ou não ser aplicado.

Dessa maneira, a bolsa auxílio como o próprio nome sugere, é um auxílio que pode ser utilizado para ajudar nas despesas que geram quando estamos investindo em uma graduação ou curso profissionalizante.

Sobretudo, ele é um benefício garantido e entender como ele funciona poderá ajudar no momento da contratação para estagiar numa empresa. Por isso, acompanhe o informativo e saiba como ele funciona e como pode ser aplicado.

 

O que é Bolsa Auxílio?

A remuneração disponibilizada ao estudante estagiários é chamada de Bolsa Auxílio ou Bolsa de estágio, é obrigatória para o estágio profissional.

A diferença entre salário e bolsa auxílio está no tipo de contrato que é feito entre a empresa e o profissional. Por exemplo: Contratação CLT = Salário, Contratação para Estágio = Bolsa Auxílio

Portanto, a bolsa estágio é o valor mensal pago aos estagiários que exercem atividade remunerada em uma empresa, através do estágio profissional.

 

Como Funciona?

Assim como o salário, a bolsa auxílio é pago mensalmente, no entanto, por atividade remunerada para os cargos de estágio, o pagamento é diferente.

O bolsa estágio pode divergir de empresa para empresa ou de acordo com a atividade remunerada exercida. Além disso, a remuneração para o estágio é diferente de acordo com o nível de ensino do estudante, por exemplo: ensino médio, técnico ou superior também.

Sendo assim, a remuneração em auxílio é diferente para cada categoria de atividade (área) e em acordo com o nível de escolaridade.

 

Qual o valor da Bolsa Auxílio?

Como mencionado acima, o valor do auxílio estágio pode ser diferente de acordo com o nível de escolaridade do estudante. No entanto, o pagamento da mesma é obrigatório para os estágios não obrigatórios.

Segundo a legislação do estágio não há um piso mínimo e o valor da bolsa estágio pode ser parcial. Além disso, não há desconto na folha de pagamento como os descontos dos contratos CLT.

No entanto, o valor pago como remuneração pode ser acordado em contrato entre estagiário e empregador. Sendo assim, o valor a ser definido fica a critério do empregador e caso o estagiário concorde, é efetivado o contrato.

Links Patrocinados

 

Como funciona o pagamento?

O pagamento da bolsa estágio tem como base o valor da hora trabalhada entre outras coisas, tais como, nível de escolaridade, por exemplo:

Vale destacar que os valores acima foram só para exemplificar o modo como são calculadas a remuneração bolsa estágio. Isso porque, ao iniciar em um estágio deverá fazer esse cálculo para saber quanto irá receber por mês ou quanto recebe por hora ou por dia.

Esse cálculo também ajudará a saber se a bolsa oferecida irá suprir parte dos gastos com estudos, entre outras coisas que geram custos quando se está cursando uma graduação ou curso profissionalizante.

Sair da versão mobile