fbpx

Auxílio Gás 2022: Como funciona e quem pode solicitar

By Portal ideia livre

Precisa de ajuda para pagar o gás de cozinha? O programa Auxílio Gás 2022 poderá prestar-lhe assistência! Este programa fornece ajuda financeira às famílias baixa renda, para pagar o gás de cozinha.  Neste informativo, discutiremos como funciona o programa e quem é elegível para se candidatar.

Links Patrocinados

 

O que é o programa Auxílio Gás?

O programa fornece um benefício de assistência financeira para ajudar as famílias de baixos rendimentos a pagar o gás de cozinha. Este é um pagamento único que será depositado na conta bancária do beneficiário.

O Ministério da Cidadania é responsável pela concessão do subsídio de gás aos selecionados pelo governo, bem como pelo estabelecimento de métodos de assistência aos beneficiários que tenham dúvidas sobre como retirar a assistência ao arrendamento.

 

Quem pode participar do programa Auxílio Gás?

  • Famílias registradas no CadÚnico, com rendimentos familiares mensais inferiores ou iguais a meio salário mínimo por pessoa, bem como famílias que recebem benefícios governamentais.
  • As famílias que vivem na mesma casa, que recebem a assistência social contínua, inscritas ou não na CadÚnico Sistemas.

 

Quais são os requisitos para participar do Programa?

Podem solicitar o benefício as famílias:

  • Com cadastro averiguado pelo gestor através do uso dos dados da quando disponíveis;
  • Mulheres vítimas de violência doméstica sob medidas de cuidados de proteção e emergência;
  • Registo CadÚnico que foi atualizado nos últimos 24 meses;
  • Rendimento per capita mais baixo;
  • Famílias com maior número de pessoas;
  • Beneficiários do Auxílio Brasil.
Veja também:  Seguro Desemprego: Saiba como funciona e como solicitar

 

Como receber o auxílio gás?

Para obter o Auxílio Gás, a família deve estar registada no cadastro único e ter um rendimento familiar mensal inferior ou igual a metade ao salário mínimo a nível estadual.

A inscrição no cadastro único é necessária, porém não garante que as famílias sejam imediatamente aceites no Programa ou recebam o benefício.

 

Qual o Valor do Auxílio Gás?

O valor do benefício será determinado de acordo com o preço de referência nacional de um cilindro de 13 kg de gás de cozinha, e a Agência Nacional do Petróleo publicará, mensalmente, até ao 10º dia útil do mês, o valor da média dos preços dos seis meses anteriores pagos pelos consumidores aos produtores relativamente aos preços nacionais.

 

Como as famílias serão selecionadas?

As famílias serão escolhidas, de maneira automatizada, com base nos critérios de priorização do Ministério da Cidadania a cada dois meses.

A seleção será feita utilizando informações do Registo Unificado de Programas Sociais dos Governo Federal, tais como o auxílio Brasil.

Links Patrocinados

 

Como é pago o subsídio de gás?

A CAIXA efetua o pagamento da Ajuda ao Gás de dois em dois meses, no calendário de pagamento da Ajuda ao Brasil. O benefício será depositado na conta bancária do beneficiário.

Links Patrocinados

O que devem fazer em caso de dúvidas sobre o programa?

Para mais informações sobre como solicitar e receber o auxílio, contatar o banco da Caixa através do número 0800-729-0001 ou visitar a agência mais próxima.

Veja também:  Farmácia Popular do Brasil - Saiba como funciona